Percurso será de 2,2 km com saída na porta do Hospital e chegada no Parque das Águas. Evento acontece em 29 de setembro, sábado, das 7h30 às 9h30
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) realiza a 1ª Caminhada do HMDCC contra o sedentarismo. O evento acontece em 29 de setembro, sábado, e a ideia é que trabalhadores do Hospital e moradores do Bairro Milionários e região do Barreiro se reúnam em um evento de promoção de saúde. “O hospital é visto como lugar de curar doenças. Essa é uma oportunidade de aproximar o HMDCC dos trabalhadores dos serviços de saúde, das Academias da Saúde e da população da região em evento conjunto que trate de promover a saúde e o bem-estar das pessoas, afirma Maria do Carmo, diretora executiva do Hospital.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o sedentarismo é responsável pelo surgimento e agravamento de doenças crônicas como infarto, hipertensão e diabetes e tem como resultado direto o aumento de sobrepeso e obesidade. Além de tudo isso, é também fator de risco para o câncer e a quarta causa de mortalidade no mundo.
Levantamento do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) do Ministério da Saúde (MS), de 2016, a obesidade é uma condição para 18,9% da população brasileira. Já o sobrepeso, atinge 53,8% das pessoas que participaram da pesquisa.
O perfil epidemiológico dos trabalhadores do HMDCC não é muito diferente do cenário nacional. Levantamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) realizado em 2017 confirma que o sedentarismo e o sobrepeso são fatores de risco preocupantes: 49,6% da população trabalhadora do Hospital não pratica nenhuma atividade física e 48% apresenta IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 25. A OMS considera IMC normal entre 18,5 a 24,9.
A pesquisa Vigitel/MS mostrou ainda que, entre 2006 e 2016, o diagnóstico de diabetes passou de 5,5% para 8,9% e o de hipertensão foi de 22,5% para 25,7%. A significativa incidência dessas doenças crônicas é percebida também entre os pacientes atendidos no HMDCC. Entre maio e agosto deste ano, hipertensão (19%) e diabetes (11%) aparecem como condições crônicas que contribuíram para a mortalidade.
1ª Caminhada do HMDCC
Diante desses números, surgiu a ideia de promover uma Caminhada entre os trabalhadores do Hospital e moradores do Barreiro, incentivando a prática de atividades física. Segundo a OMS, meia hora de atividade física por dia pode reduzir em 50% o risco de uma doença cardíaca. Portanto, a orientação é acumular 150 minutos de exercícios físicos por semana.
A 1ª Caminhada do HMDCC é a atividade de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). “A caminhada surge como pontapé inicial para o lançamento do Programa de Prevenção e Promoção da Saúde do Trabalhador. Não havia ocasião melhor do que a Sipat, evento que busca conscientizar os trabalhadores sobre a saúde e segurança no trabalho, para promoção de hábitos saudáveis de vida”, afirma a enfermeira do trabalho Juliana Gomes. Para ela, atividades físicas devem permear a vida de qualquer pessoa que busca qualidade de vida e longevidade.
Programação
A concentração é às 7h30 no estacionamento da Rua Dona Luiza, 311. A saída está marcada para às 8h e a chegada ao Parque das Águas para 8h30. Lá, os participantes da caminhada serão recebidos com um show de percussão dos alunos da Escola Municipal Aires da Mata Machado e será promovida uma prática de Lian Gong para o encerramento da atividade.
O evento tem o apoio da Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e da Polícia Militar de Minas Gerais.
SERVIÇO:
1ª Caminhada do HMDCC
Dia: 29 de setembro, sábado
Horário: Das 7h30 às 9h30
Concentração: 7h30, na porta do Hospital (estacionamento da Rua Dona Luiza, 311, Bairro Milionários)
Saída: 8h
Destino: Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)