Nesta semana, a equipe do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebeu a visita de profissionais do Hospital Sarah Belo Horizonte, Rede Paulo de Tarso, Casa Santa Izabel e Hospital Cristiano Machado, os dois da Rede Fhemig.
O objetivo do encontro foi fortalecer o trabalho em rede com os hospitais de transição de cuidado e que ofertam leitos para o SUS para uma alta segura e garantia da continuidade dos cuidados aos pacientes do HMDCC que precisam de reabilitação.
“A população brasileira tem vivido mais, não sendo incomum encontrarmos no nosso hospital octogenários e nonagenários com múltiplas doenças. A busca por parceiros externos que pudessem ajudar a buscar soluções para pacientes com necessidades de reabilitação e outras fragilidades motivou a equipe de gestão do HMDCC a estreitar a relação com os serviços de transição do cuidado do SUS, visitando-os e recebendo-os em nossa casa para fortalecer o trabalho em rede.”, explica o diretor assistencial, ensino e pesquisa, Bruno Belezia.
O encontro ocorreu no colegiado assistencial, um dispositivo de gestão participativa centrado no trabalho em equipe e implementado aqui, no Hospital Célio de Castro, em que lideranças e profissionais da linha de frente do cuidado assistencial constroem coletivamente os processos de trabalho, análises e decisões estratégicas.
Na ocasião, os hospitais puderam apresentar o trabalho que desenvolvem, seus modelos assistenciais e esclarecer as dúvidas da equipe HMDCC.