No mês de julho, a equipe multiprofissional do ambulatório do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) bateu recorde de atendimentos!

Um número sonhado, planejado e que reflete positivamente na fila das cirurgias eletivas da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), no giro de leito do hospital e na alta segura.

Foram 2.281 atendimentos, o que representa um crescimento de 34,17% considerando a média de atendimentos do ano de 2024 que é de 1.700 consultas.

O reconhecimento para a equipe que se dedicou a alcançar esse número inédito vem, principalmente, dos pacientes atendidos, mas também da diretoria do HMDCC.

“Reconhecemos todo o empenho da coordenação, da equipe de trabalhadores do ambulatório e das lideranças assistenciais que apoiaram as mudanças de processos implementadas em 2024. Esse recorde corrobora a dedicação constante desse gigante em prestar uma assistência de excelência aos usuários do SUS, com uma equipe atenta constantemente às melhorias de processos”, afirma a diretora executiva, Cristina Peixoto.

Ela explica que, neste ano, um dos objetivos estratégicos do HMDCC é integrar as equipes e os processos para aumentar a eficiência no uso dos leitos. “A preocupação quanto ao tempo de internação dos pacientes e as complicações que podem surgir, aliados aos instrumentos de gestão clínica que possam proporcionar a desospitalização segura, faz com que o ambulatório do HMDCC desponte com a missão de expandir sua capacidade de atendimento”, salienta a diretoria executiva.

Com isso, segundo Cristina Peixoto, o hospital aumentou a oferta de consultas de retorno aos egressos das variadas especialidades e dos atendimentos odontológicos. “Também tivemos a mudança de perfil na produção cirúrgica com o aumento de procedimentos ambulatoriais”, acrescenta

Essas são as principais mudanças nos processos do ambulatório que concretizaram no aumento expressivo no número de pacientes atendidos no mês. Também neste ano o setor passou a ser uma Unidade Gestora.

Coordenadora do ambulatório, Paula Tavares celebra com a equipe o sucesso da nova proposta de atuação.

“Esse resultado só foi possível graças ao empenho incansável de toda a equipe que, diariamente, oferece cuidado de forma referenciada e com qualidade. Vocês são a verdadeira essência do nosso setor e cada conquista alcançada reflete o talento, a dedicação e a responsabilidade que cada um e cada uma traz para o nosso trabalho. Faço questão de registrar minha gratidão e o quanto me sinto inspirada por tudo que fizemos juntos. Vamos continuar com esse espírito de união e excelência, pois ainda há muito por vir”, declara Paula. A coordenadora conta que os números refletem o aumento expressivo de abertura de consultas eletivas para cirurgia geral, ortopedia, urologia e proctologia.

Além disso, a abertura de consultas para Rede SUS-BH de estomatologia, bucomaxilofacial, a continuidade nos atendimentos odontológicos a pacientes com necessidades especiais e o início de procedimentos odontológicos ambulatoriais.

Por fim, Paula Tavares diz que as agendas de pré-anestésicos extras para organização de cirurgias/dia por especialidades também contribuíram para esse número.