Mensalmente são oferecidos cerca de 5.500 exames para pacientes externos oriundos de Centros de Saúde, UPAs e hospitais. Para facilitar agendamento e melhorar eficiência do serviço são oferecidos exames a noite e aos finais de semana

Com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade, o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro é um importante aliado no apoio a investigações clínicas de toda a Rede SUS-BH, região metropolitano e cidades próximas do interior de Minas. Mensalmente, são oferecidos cerca de 5.500 exames para pacientes externos oriundos de Centros de Sáude, UPAs e hospitais. A oferta de exames é regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames e pela Central de Internação (CINT), ambas vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH), e segue o modelo de acesso a atendimentos no Hospital.

Coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Célio de Castro, Andréa Fonseca explica que, para facilitar o agendamento para o paciente e melhorar a eficiência do serviço, desde junho de 2019 são ofertados exames no período noturno e aos finais de semana. 

A cada mês o Hospital oferece para pacientes externos 4.000 exames de raio X (adulto e pediátrico), 500 endoscopias, 400 tomografias, 200 ultrassons, 150 colonoscopias, 100 angiotomografias, 50 doppler de membros inferiores, 30 doppler arterial, 32 ecocardiogramas, 30 arteriografias cerebrais, 20 colangiopancreatografias retrógradas endoscópicas, 10 gastrostomias, 8 dilatações endoscópicas e 8 ligaduras elásticas.  “No caso das tomografias, somos o hospital do SUS-BH que mais está oferecendo esse exame para as UPAs”, afirma Andréa Fonseca.

Diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, Maria do Carmo salienta que a realização de tomografias e doppler é um diferencial importante que potencializa a resolutividade e a decisão sobre condutas ou destino do paciente em casos de urgência nas UPAs.

Maria do Carmo, diretora executiva do HMDCC (Foto: Luiz Felipe Marazzi)

Resultados
Além de ser um suporte para o diagnóstico e solução de casos oriundos de diversos equipamentos de saúde de BH e Grande BH, a oferta de exames do CDI no Hospital Célio de Castro tem contribuído significativamente para a redução da fila de espera por exames eletivos. Gerente da Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde de BH, Márcia Dayrell cita, por exemplo, o caso das arteriografias cerebrais. Em novembro de 2018, quando o Hospital passou a oferecer o exame para pacientes externos, 319 pacientes estavam na fila de espera. Em julho de 2019, a fila é de 135, o que representa uma redução de 57,6%.

Márcia Dayrell, gerente da alta complexidade (Foto: Álvaro Miranda)


Para ela, o modelo de acesso a exames do Hospital Célio de Castro, que é regulado pela secretaria de saúde de BH e que não é aberto a demanda espontânea, garante o acesso de quem realmente precisa aos procedimentos de alto custo.

Gerente de Assistência, Epidemiologia e Regulação da Regional Barreiro, Raquel Ferraz reforça os resultados positivos da parceria do Hospital com o território no qual está inserido e que é premissa do modelo de regionalização do atendimento em saúde. “A espera por um exame de endoscopia no Barreiro chegava a um ano. Hoje, o Barreiro tem 61 pacientes na fila aguardando pelo exame. Estamos quase zerando esse número e a expectativa é que, no próximo mês, a fila já estará equilibrada com a oferta. O nosso objetivo é aproximar a necessidade do paciente à realização do exame”, explica. O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro oferta cerca de 250 endoscopias para a regional Barreiro ao mês.


Além da endoscopia, o Hospital também oferece para o Barreiro, que tem uma população de 330 mil habitantes, exames de ultrassom e raio X. “Antes da oferta de raio X pelo Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro não tínhamos um prestador regional e nem todos os pacientes tinham condição de acesso a prestadores em razão do gasto com transporte. O apoio do Hospital tem contribuído muito e a gente vem notando uma apropriação do Hospital dentro do território e o quanto isso é importante para a população. Também vemos um maior aproveitamento da oferta de exames, com a redução do absenteísmo que é muita clara quando a oferta é mais próxima da casa do paciente”, observa.

Raquel Ferraz, gerente de Assistência, Epidemiologia e Regulação da Regional Barreiro (Foto: Álvaro Miranda)

Raquel Ferraz salienta ainda o benefício do horário estendido (noite, finais de semana e feriado) para o paciente que, muitas vezes, em razão do trabalho, não consegue comparecer a um agendamento em horário comercial. “Temos conseguido agilizar tanto essa demanda que o prazo máximo para um agendamento de raio X na regional Barreiro é de uma semana”, afirma.

Que o diga Dona Maria Moreira Gama, de 60 anos.  Na segunda-feira, 22 de julho, ela foi a uma consulta de rotina ao Centro de Saúde Amílcar Viana Martins e, na manhã seguinte, 23/07, já estava no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro para realização do raio X.

A paciente Maria Moreira Gama (Foto: Álvaro Miranda)

Microempreendedora, Dona Maria confecciona e vende vestuário infantil na Feira Hippie e na Feira Espaço da Cidadania. Na consulta no Centro de Saúde, ela relatou ao médico uma dor na perna esquerda que a tem incomodado muito. “Dói mais quando estou deitada. Na hora de levantar eu demoro muito a me equilibrar para começar a andar”, diz.

Ela conta que o médico solicitou então um raio X para posterior avaliação do ortopedista do Centro de Saúde. “Foi muito rápido. É a primeira vez que venho ao Hospital e gostei muito. Todos os profissionais são muito atenciosos”, afirma. O resultado do exame fica pronto em 3 de agosto e ela espera, agora, descobrir a razão da dor.

Gerente do Centro de Especialidades Médicas da Regional Barreiro, Kátia Magalhães Almeida Silva reforça que o encurtamento da distância é um facilitador para o usuário. “Os pacientes ficam felizes ao saberem que o exame será realizado no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. Além disso, ele ainda pode escolher a melhor data e horário e, consequentemente, conseguimos reduzir o absenteísmo”, observa.

Além disso, ela afirma que a equipe de médicos elogia a qualidade dos exames realizados no Hospital e que a oferta tem agilizado a fila de espera por exames. “Nos Centros de Saúde, por exemplo, a fila da endoscopia é quase zero”, diz.