Com sucesso do humor mineiro, talentos internos na música, muito conhecimento compartilhado, ação de sensibilização e homenagem a VIII Semana de Enfermagem do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) deixa um legado para as próximas edições.
“Foi um evento surpreendente para todos nós, robusto em sua programação e com muita sensibilidade. Foi maravilhoso ver todas as palestras convergindo para temas importantíssimos para os profissionais da enfermagem: a necessidade de romper bolhas, protagonismo e valorização. Tudo isso de uma forma ativa”, afirma a diretora executiva do hospital, Cristina Peixoto, que é enfermeira e conduziu a abertura do evento.
Ela destaca que, com o tema O papel da enfermagem na experiência do paciente, o tom da Semana converge para um objetivo estratégico da instituição. “É o profissional entender as mudanças no cenário de atuação e ele ser o responsável por essas mudanças. Assim, entender o papel da enfermagem na experiência do paciente como fundamental. A categoria é responsável pelos cuidados diretos, mas também desempenham um papel crucial na educação do paciente, no suporte emocional e na coordenação do cuidado”, acredita.
Convidada para iniciar a programação, a enfermeira doutora Kênia Lara Silva escolheu o tema do ano da Semana Brasileira da Enfermagem, Romper bolhas no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem. “As bolhas nos aproximam de quem pensa parecido com a gente. Mas qual é o problema de não ouvir quem pensa diferente? A resposta está em uma frase da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie: o estereótipo é incompleto por natureza.”, declarou.
A professora da UFMG reforçou que nas bolhas não cabem o conceito de integralidade do cuidado, as necessidades subjetivas do paciente e não abre espaço para as interações multiprofissionais.
Na sequência, o médico Guilherme Lycarião falou sobre a importância de ouvir o paciente em uma palestra que apresentou algumas metodologias existentes como o NPS, o HowRWe, modelo do sistema canadense (NHS), a figura do ombudsman na saúde, e, por fim a experiência do paciente, que é um dos objetivos estratégicos do HMDCC em 2024. “Trata-se de um modelo alicerçado na importância do cuidado singular”, disse.
O segundo dia foi marcado pela troca de experiências com a enfermeira Meire Chucre Tenure que relacionou a experiência do paciente com os processos de enfermagem, a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto, compartilhou sua trajetória profissional com a equipe, e, ainda, bate-papo sobre segurança do paciente com a enfermeira Carolina Diniz.
“Fui provocada pelas coordenadoras de enfermagem a falar sobre minha trajetória profissional e confesso que foi um momento de uma grande autorreflexão e que espero ter inspirado aqueles que escutaram. Ressalto a importância de ter um propósito naquilo que se faz e se sentir grato a todos que fazem a diferença na nossa jornada”, pontua Cristina Peixoto.
Também foi dia de CJ e Leandro Nassif que apresentaram a esquete ’60 pra rir – 2 é demais’ e arrancou gargalhadas em um auditório lotado.
Teve apresentação musical com as fonoaudiólogas do hospital, Aline Moreira e Graziela Louzada, que revelaram seus talentos e fizeram uma linda homenagem à equipe de enfermagem.
Homenagem
As coordenações de enfermagem do hospital, ao lado da diretora executiva, reconheceram os profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e o segundo dia da semana foi finalizado com uma conversa a psicóloga com formação em coaching ontológico e formação de lideranças, Edimeire Silva Sousa que falou sobre a importância da escuta ativa no cuidado da enfermagem.
‘Te olho e vejo’ é uma ação de sensibilização que vem ocorrendo nas áreas assistenciais até esta sexta-feira e que encerra a programação da Semana e se desdobra em um painel de espelhos em que são apresentadas as competências do HMDCC para que seja possível ver e refletir sobre como essas habilidades se encaixam na forma de atuar profissionalmente.
“Agradeço as coordenadoras, assessoras e educação permanente na organização de todo o evento. Pelo carinho e dedicação que tiveram com cada atividade. E agradeço aos nossos palestrantes, pela generosidade em compartilhar conhecimentos com a equipe HDMCC, enriquecendo esse momento”, finaliza a diretora executiva.