A fonoaudióloga Anna Cláudia Mendes em atendimento na Unidade de AVC

No mês da conscientização da afasia, a equipe de fonoaudiologia do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) tem realizado blitze com o objetivo de sensibilizar profissionais, familiares e cuidadores sobre esse tema.

A fonoaudióloga Anna Claudia Mendes explica que afasia é a dificuldade de compreender e/ou expressar a linguagem oral, a leitura e a escrita. Esse distúrbio, na maioria dos casos, é decorrente de uma lesão neurológica que pode ser causada por um acidente vascular cerebral (AVC), uma crise convulsiva ou um trauma.

“Essa data é importante porque, muitas vezes, o problema de fala é deixado de lado. E quando se trata de lesão neurológica, tempo perdido é cérebro perdido. Dessa forma, quanto mais precoce o diagnóstico das alterações fonoaudiológicas da afasia melhor o prognóstico”, observa Anna Claudia.

Por isso, pensar sobre a afasia e o impacto que ela causa na comunicação e na qualidade de vida do paciente é fundamental no contexto da integralidade do cuidado em saúde.

Anna conta que, durante as blitze pelo hospital, a equipe de fonoaudiologia tem falado sobre estratégias para a comunicação com o paciente com afasia. “Como vou fazer para conversar com esse paciente?” tem sido uma dúvida comum. Gestos, desenhos, imagens, pranchas de comunicação alternativa, usar frases curtas e simples, abordar um tema de cada vez, garantir que o ambiente esteja tranquilo e demonstrar interesse pelo o que está sendo dito são dicas preciosas para ajudar o paciente com afasia.

Anna Claudia com a técnica de enfermagem Gláucia Fernandes (Foto: Álvaro Miranda)

A ação tem sido bem recebida pela equipe. A técnica de enfermagem Gláucia Fernandes aprovou a iniciativa: “Além de propiciar a interação entre os profissionais para o esclarecimento de dúvidas e aprendizado, a iniciativa nos ajudou a entender melhor as necessidades do paciente”.