O paciente Aníbal Possebon, de 79 anos, ganha festa de aniversário da equipe assistencial (Fotos: Álvaro Miranda)

O aposentado Aníbal Possebon foi surpreendido por uma dupla festa surpresa em seu leito no 8º andar do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC). Na sexta-feira, 31 de agosto, dia do seu aniversário, balões, bolo, parabéns, abraços e lágrimas de alegria mudaram a rotina da internação hospitalar que completou 69 dias ontem (03/09). De tão querido que ser tornou pela equipe, a comemoração teve bis nesta segunda. É que as duas equipes de plantão fizeram questão de homenageá-lo.

Aníbal fez 79 anos, é solteiro e não tem filhos. Recebeu poucas visitas durante o tempo no HMDCC. Na semana retrasada, teve a notícia da alta hospitalar, mas um dos três sobrinhos que têm e que viria buscá-lo não apareceu. Foi então que de um paciente carismático, agradável e doce, conquistou de vez o coração dos profissionais.

Coordenadora da Linha de Cuidado ao Paciente Cirúrgico, a enfermeira Vanessa Dias conta que o Sr. Aníbal se preparou todo e estava muito animado com a alta. Com a negativa do sobrinho, que argumentou que não tinha condições em casa para cuidar de um idoso, chorou em silêncio. “É assim mesmo, cada um tem sua vida, os seus problemas”, ele afirmou à equipe que deu a notícia.

Leitor voraz, Aníbal que trabalhou como professor e como contador, adora livros de suspense “por que trabalha o raciocínio”. Seu autor favorito é Sidney Sheldon e o título “Lembranças da Meia Noite”, um best-seller, a obra preferida da vida.

Aqui no HMDCC, Aníbal lê de três a quatro livros por semana e é a própria equipe assistencial que empresta as obras. Nesta semana está se debruçando sobre “A sombra do vento”, de Carlos Ruiz Zafón, e “Fonte Viva”, de Chico Xavier. Ele conta que o livro que mais gostou de ler nesse período de internação é “Violetas na Janela”, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.

Hoje (04/09) o querido paciente, que foi admitido em razão de uma fratura, receberá alta. A partir de agora, ficará em uma instituição de longa permanência em Santa Luzia. Na despedida, ganhou de presente o livro “Sombras de Verão”, de seu escritor favorito, com dedicatória de toda a equipe.

HMDCC: o melhor lugar para receber cuidado.