Sebastião e Maria do Carmo em encontro do HMDCC (Foto: Priscila Costa)
“Na saúde e na doença”. O tradicional voto de casamento acalentou a internação do casal Sebastião Geraldo de Oliveira, 75 anos, e Maria do Carmo de Oliveira, 69, no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC).
Com suspeita de COVID-19, foram transferidos de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para uma das áreas de isolamento respiratório do HMDCC e receberam a confirmação do diagnóstico positivo para a doença.
“Todos os dias, quando íamos fazer a avaliação do Sr. Sebastião ele nos perguntava pela esposa. Percebi que, apesar de ele receber notícias dela, estava com muita saudade e preocupado”, conta a enfermeira Priscila Emanoela Costa.
Como não era sua paciente, a profissional de saúde resolveu investigar como estava o quadro clínico de Maria do Carmo. “Ao saber que ela já estava sem oxigênio e em condições de ir visitá-lo solicitei apoio da coordenação para promover o encontro dos dois. Ao vê-la, o Sr. Sebastião ficou muito feliz e decidimos nos organizar para deixá-los juntos no mesmo quarto”. No HMDCC, as enfermarias são de dois leitos e divididas por sexo.
A partir de então, o desafio ficou um pouco mais leve. “Foi muito bom passar pela internação juntos. Sentimos mais firmeza e tranquilidade”, conta Maria do Carmo. Sebastião concorda: “estar com ela me dá mais força para vencermos essa batalha”.
O casal, que está junto há 49 anos e tem sete filhos, se prepara para uma breve separação. De alta hospitalar, Maria do Carmo volta para casa nesta sexta-feira. “O coração aperta um pouco, mas logo ele estará em casa. Vencemos, graças a Deus!”, afirma a paciente.
A previsão de alta de Sebastião é ainda neste final de semana e ele é só elogios à equipe. “Estamos nos recuperando muito bem graças a todos os funcionários desse hospital. Nunca passei por uma internação como essa, uma assistência de muita qualidade. Só tenho a elogiar e a agradecer. Nossos filhos estão radiantes com o atendimento. A gente sente que fizeram acima do que merecemos.”, diz.
Vocês merecem o melhor, Sr. Sebastião. Como diz a música “gente é outra alegria, diferente das estrelas”. Cuidar de vocês foi um privilégio para a equipe que deseja saúde e vida longa para esse casal querido.