Nesta terça-feira, 5 de abril, a equipe do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebeu o comandante Gustavo Rocha para um bate-papo sobre segurança.
A atividade é uma ação de um dos oitos projetos prioritários do Planejamento Estratégico 2022, a segurança do paciente, e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, capacidade atual do auditório em função da pandemia de COVID-19, e incluiu lideranças e equipes das áreas assistenciais, segurança assistencial, recursos terapêuticos e diagnóstico.
Com o questionamento-título de sua palestra “O que a assistência à saúde pode aprender com a aviação?”, o comandante, já na abertura de sua fala, evidenciou o que une as duas áreas de atuação: “entregam sonhos para gente”, afirmou.
Gustavo Rocha destacou a necessidade de treinamento das habilidades gerenciais de toda a equipe na prevenção de erros humanos através da consciência situacional. Segundo ele, é importante que os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente tenham a habilidade de antecipar possíveis problemas. Para isso, é necessário que a equipe seja capaz de perceber os elementos envolvidos em uma determinada situação, de entender e dar significado a esses elementos e de projetar (antecipar) possíveis contratempos.
Outro ponto de ênfase foi a importância do investimento em uma cultura de segurança nas instituições. Gustavo Rocha sintetizou esse modelo em quatro pontos principais: reporte (uma forma de notificação de eventos), deve ser justa, deve focar no aprendizado (não ser punitiva), e, por último ser flexível.
O palestrante encerrou o bate-papo com uma mensagem final:
“É impossível trabalhar segurança nas organizações sem dois elementos: o envolvimento da alta gestão e dos líderes intermediários, e a postura diante do erro humano: você pune ou você aprende, não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, declarou.
O evento
A diretora de recursos terapêuticos, diagnóstico e segurança assistencial, Andréia Torres, abriu o evento lembrando que a segurança do paciente é tema prioritário da instituição há três anos, relembrou a vitória do HMDCC no Projeto Milhão e reforçou quais são as metas de 2022 do Planejamento Estratégico relativas a esse tema:
- Alcançar 60% de adesão à higienização das mãos a partir de outubro de 2022
- Reduzir 30% da incidência geral de Lesão por Pressão a partir de novembro de 2022
- Reduzir em 70% a incidência de lesão por pressão em calcâneo
- Reduzir em 80% a incidência de queda em relação a série histórica do ano de 2021, a partir de setembro de 2022
Na sequência, a coordenadora do Cevissp, Maria Melo, apresentou o palestrante à equipe do HMDCC. Gustavo Rocha é pós-graduado em fatores humanos e gestão da segurança e graduado em Ciências Aeronáuticas, ambos pela PUC-RS. Com mais de 10.500 horas de voo, é comandante da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
O bate-papo contou ainda com a presença da diretora executiva do hospital, Maria do Carmo.