Na última sexta-feira, 14 de fevereiro, aconteceu o encerramento da pós-graduação in company de Gestão Hospitalar, uma parceria do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) com a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da Faculdade Ciências Médicas.

A cerimônia de encerramento da especialização, com a entrega de diplomas simbólicos, contou com a participação do secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Dr. Jackson Machado Pinto, que elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Hospital. “Este Hospital nos enche de orgulho”, declarou.

Para o secretário, um Hospital moderno tem que sair de suas quatro paredes. “A educação e formação de equipe é uma forma de romper essa barreira. O futuro é um presente imperfeito e fazer gestão é aperfeiçoar o futuro. Estão todos de parabéns, a diretoria pela iniciativa e os docentes por prepararem tão bem os discentes. Que essa iniciativa se repita mais vezes no futuro. Desejo felicidade para quem está se formando”, afirmou.

Fausto Pereira dos Santos (coordenador da pós-graduação), Maria do Carmo (diretora executiva), Denilson Gonçalves (presidente do Conselho de Saúde Local do HMDCC), Dr. Jackson Machado Pinto (secretário municipal de saúde), professor Antonio Vieira Machadro (diretor geral da Feluma) | (Foto: Olavo Maneira)

Solenidade
A mesa de encerramento contou também com a participação do professor Antônio Vieira Machado, diretor-geral da Feluma, do presidente do Conselho de Saúde Local do HMDCC, Denilson Gonçalves, e da diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, que abriu a solenidade ressaltando a dedicação de todos os presentes:

“Estamos hoje encerrando esse ciclo de 360 horas de convivência presencial e virtual, fundamentais para promover a aproximação entre todos e todas rumo ao amadurecimento do trabalho em equipe e com a apreensão de conteúdos que, em sua grande maioria, têm aplicabilidade no cotidiano de cada um e cada uma”, declarou.

Diretor geral da Feluma, o professor Antônio Vieira reforçou a parabenização aos formandos. “Estudar é sacrifício, mas um sacrifício ao crescimento. Aprender dói. Parabéns a todos vocês”, ressaltou.

Pesquisas no HMDCC
Ao longo da tarde de sexta-feira foram apresentados os trabalhos de conclusão de curso (TCC) com foco em desafios enfrentados pelo HMDCC e com aplicações práticas na instituição nas áreas assistencial, de logística, planejamento e gestão de pessoas. São eles:

  • Cancelamento cirúrgico: o que podemos fazer para reduzi-lo? 
  • Transferência de cuidados intersetoriais no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro: como sistematizar este processo? 
  • Gestão compartilhada da cadeia de suprimentos em uma Parceria Público Privada: um estudo de caso no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro 
  • Planejamento Estratégico no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro em 2019: da implementação às propostas de melhoria
  • Educação permanente em saúde: construindo uma política de EPS para o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro

O curso
Com carga horária de 360 horas/aula, a especialização teve como objetivos ampliar os conhecimentos teóricos e as habilidades técnicas da equipe gestora do HMDCC com foco no pensamento e na ação estratégicos diante dos desafios da gestão e da assistência em um hospital de alta complexidade.

O público-alvo da pós-graduação in company de Gestão Hospitalar foi composto por profissionais que ocupam funções de diretoria, gerência, assessoria, coordenação, referências técnicas, responsáveis técnicos, dentre outras funções.

“O curso de especialização em gestão hospitalar foi idealizado a partir da necessidade sentida por alguns alunos e pela diretoria do hospital de formarmos profissionais (lideranças e outros colaboradores) para enfrentarmos o desafio de gerir o modelo de hospital que imaginávamos no final do ano de 2018. Hospital esse que teve um rápido crescimento viabilizado pela decisão do Sr. prefeito, Alexandre Kalil, e decisão e apoio do secretário de saúde, Dr. Jackson Machado, e sua equipe, além da ação corajosa e competente de toda a equipe do Hospital”, conclui a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo.

FOTOS: Olavo Maneira