Nesta quinta-feira, 4 de maio, as lideranças do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) se reuniram com a diretoria da instituição para se despedir do Dr. Danilo Borges Matias, que ocupou a função de diretor executivo desde julho de 2022 e, a partir de hoje, é o novo secretário de saúde de Belo Horizonte.
Em seu lugar, assume Cristina Peixoto, ex-diretora de recursos terapêuticos, diagnóstico e segurança assistencial.
O encontro, que aconteceu na parte da manhã, no auditório, contou também com representantes da Opy Health, concessionária parceira da Prefeitura de Belo Horizonte na prestação de serviços não assistenciais do HMDCC.
O clima foi de despedida, emoção, agradecimentos e a sensação de dever cumprido.
“Há um tempo para tudo e chegou a hora de abraçar outra missão. Saio daqui com a sensação de dever cumprido, de ter dado o melhor de mim durante o tempo que me foi permitido. Sou grato por tudo que fizemos até aqui, tenho uma admiração por essa equipe magnífica do HMDCC que ainda tem muito a realizar. Tenho à minha frente um desafio muito grande e o HMDCC é estratégico para os objetivos da PBH e dos cidadãos dessa cidade. Cuidem bem desse hospital. Cuidem para que ele continue entregando tudo o que é capaz. Ajudem Cristina, Cleinis e Mauro, a conduzirem esse hospital. Ajudando essa diretoria vocês estão ajudando vocês mesmos. Tenho certeza de que as portas se abrirão para mim sempre que aqui vier. Muito obrigado”, declarou Dr. Danilo Borges Matias em seu discurso de despedida.
Na sequência, foi aberta a palavra para que as lideranças pudessem se manifestar.
Assessora de diretoria, Juliana Pantuza agradeceu pelos meses de convivência com o ex-diretor executivo do HMDCC. “Gratidão por tudo. O que mais admiro na sua forma de fazer gestão, além da competência técnica, é a qualidade da escuta, a atenção e a comunicação excelente”.
Gerente da linha de cuidado ao paciente cirúrgico, Lorenna Paulinelli parabenizou Danilo pelo novo desafio. “Vamos continuar trabalhando juntos e essa parceria só tem a ganhar”.
O assessor de tecnologia e informação, Marco Túlio, também agradeceu: “Que venham novos projetos com a Secretaria Municipal de Saúde e você sabe que pode contar com a gente”.
O engenheiro clínico do HMDCC, Eduardo Mendes, destacou a felicidade em saber que a secretaria municipal de saúde estaria em boas mãos e o diretor regional Sudeste da Opy Health, Alan Brener, também parabenizou Danilo pela nova missão. “Fico contente que quem está assumindo a secretaria conhece o nosso hospital. Pode contar com o HMDCC como suporte e apoio para os desafios da secretaria. Essa conquista é merecida!”, falou.
A assessora jurídica, Patrícia Miranda, desejou sorte ao novo secretário e agradeceu por tanto aprendizado ao lado de Danilo. “Que Deus te guie nessa missão”.
Gerente e coordenadora da linha de cuidado ao paciente crítico também se manifestaram. Luidy Cardoso destacou o histórico da trajetória no SUS do novo secretário municipal de saúde e o quanto isso é bom para a cidade. Vanessa Dias afirmou ter presenciado o crescimento de Danilo na gestão. “A Secretaria e a equipe estão ganhando demais com a sua chegada lá. Parabéns e muito sucesso!”.
A médica Priscilla Reis falou do misto de sentimento. “Estou triste pela sua saída, mas feliz pelo cargo que está assumindo e por tudo que fará pela cidade”. Ela também parabenizou a nova diretora executiva, Cristina Peixoto. “Você é querida e competente. Que bom que está com a gente!”.
“Você construiu um trabalho maravilhoso aqui”, pontuou o assessor de diretoria, Giovanni Ornelas, para o novo secretário de saúde.
“Sei da sua trajetória de luta por esse SUS que tanto amamos. Você precisava passar por aqui para conhecer o HMDCC de perto. Vamos continuar precisando de você e sei que será recebido de braços abertos na secretaria municipal de saúde. Pode contar conosco”, afirmou a gerente de recursos humanos, Inez Ribeiro.
A arquiteta Andréa Gandra completou: “Temos o melhor SUS do Brasil e vamos continuar tendo cada vez mais”.
Palavras da diretoria
Diretor administrativo-financeiro, Mauro Heleno, declarou emocionado o quanto a passagem de Danilo pelo HMDCC foi boa. “Parabenizo a pessoa e o trabalho que você faz. A sua nova missão é motivo de felicidade para essa cidade”.
Dando as boas-vindas à nova diretora executiva, declarou: “tenho absoluta confiança de que o HMDCC está em ótimas mãos”.
De férias, o diretor assistencial, ensino e pesquisa Cleinis Mafra Júnior participou online do encontro e desejou a Danilo: “Que Deus ilumine sua caminhada e lhe dê discernimento para decisões acertadas”. Para Cristina, disse: “O que a vida quer da gente é coragem, conte com a minha lealdade e espero continuar contribuindo para essa comunidade HMDCC”.
Encerramento
Atual diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto encerrou, emocionada o encontro, relembrando sua trajetória ao lado de Danilo Borges Matias. “Estamos há 16 anos juntos, enfrentamos uma pandemia e me sinto honrada em estar sempre ao seu lado, uma pessoa extremamente generosa, que brilha e ilumina o caminho dos outros. Sua generosidade e humildade é difícil de se ver em alguém”, afirmou.
Sobre a nova função que ocupa no hospital disse “que tem a missão de manter a união e a coerência entre a fala e as ações. Aceitei esse convite porque sei que, na secretaria, está um profissional competente com quem poderei contar e pedir ajuda. Sei que temos muito a fazer pela frente, muito a construir e conto com ajudas sinceras de quem quer que o projeto HMDCC dê certo”, finalizou.