O mês de outubro marca o início da ampliação no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) da oferta de exames de raio X para pacientes externos. Com uma média mensal de 2.100 exames*, a partir de agora, mais 1.600 exames serão disponibilizados para os Centros de Saúde, o que significa um crescimento aproximado de 76%.
Com a ampliação dessa oferta, além dos pacientes dos Centros de Saúde das regionais Barreiro, Venda Nova e Oeste, os usuários da regional Pampulha também terão a opção de realizar esse exame aqui. Apesar de o HMDCC ser um hospital para atendimento de paciente adulto nas especialidades clínica, cirúrgica e crítica, crianças também passarão a ser contempladas na realização do raio X na instituição.
Mensalmente, a média total de exames de raio X realizados no hospital, considerando pacientes internados e externos, é de 4.775. Ou seja, com o aumento da capacidade, o número pode chegar a 6.375 exames/mês.
O horário ampliado para a realização do raio X, das 7h às 22h, de domingo a domingo, também é uma forma de facilitar a vinda do paciente com rotinas rígidas.
Coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HMDCC, Elem Caldeira acredita que essa ampliação é significativa para o fechamento de diagnóstico e início do tratamento do paciente, além de agilizar os exames pré-operatórios cirúrgicos. “O hospital está sempre buscando formas de ampliar o acesso a exames de imagem para garantir um diagnóstico rápido e o melhor tratamento para a doença do paciente.”, explica.
Ela reforça que o HMDCC conta com uma moderna e completa estrutura para realização de exames de alta, média e baixa complexidades em espaços humanizados. “Nossos equipamentos são de alta tecnologia e geram imagens digitais em alta qualidade que podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer tempo através do Portal do Paciente, disponível no site do HMDCC (www.hmdcc.com.br). Com isso, o usuário tem acesso à sua série histórica de exames realizados aqui.”, afirma.
Diretora de recursos terapêuticos, diagnóstico e segurança assistencial, Juliana Pantuza destaca a importância do papel do HMDCC na Rede SUS-BH. “O HMDCC é um dos mais potentes dispositivos da Rede SUS-BH, por sua estrutura, parque tecnológico e qualidade dos serviços ofertados aos usuários. Aqui, encaramos com muita responsabilidade o propósito de compor e fortalecer essa rede a partir de propostas centradas no usuário e que respondam às demandas da cidade”, avalia.
A paciente Maria Aparecida Toledo da Silva, iniciou o seu check-up anual de saúde e veio encaminhada pelo Centro de Saúde Francisco Gomes para realização do raio X no HMDCC. “Na consulta, a médica já me passou a data da realização do exame para o dia seguinte. Aqui é bom demais, é igual ou melhor que hospital particular. Todo mundo fala bem daqui.”, declarou.
Os pacientes externos atendidos no HMDCC para realização de exames são encaminhados pela Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH).
Para a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto, essa é uma iniciativa que reforça as ações da SMSA-BH, no sentido de aproximar os serviços de saúde da PBH para a construção de ações que visem melhorar o acesso da população. “Trata-se de uma proposta para fortalecer, efetivar e potencializar as ações em saúde, promovendo a união entre os níveis de atenção e a aproximação dos profissionais em cada um desses níveis”, explica.
Segundo ela, o objetivo é melhorar as ofertas aos usuários, potencializar o cuidado ofertado, conhecendo realmente a demanda para ser assertivo na construção dos planos de ação. “Nesse cenário vimos que o HMDCC poderia contribuir muito, conhecendo a demanda atual da rede, para ofertar serviços que hoje observa-se dificuldades de acesso, como é o caso do exame de raio X. O HMDCC possui uma excelente estrutura tecnológica, mas, além disso, destaco a vontade dos nossos profissionais em estar sempre prontos para analisar, mudar, propor e auxiliar a PBH a ofertar um cuidado cada vez melhor aos usuários do SUS”, conclui.
*Dados de janeiro a setembro de 2023. FONTE: Tasy