O Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) acaba de incorporar um novo equipamento de ecocardiografia com benefícios para os pacientes e profissionais. “Com imagens de alta qualidade, o aparelho nos permite enxergar detalhes e pequenas estruturas auxiliando no diagnóstico diferencial para garantir o melhor tratamento ao paciente”, afirma a médica ecocardiografista Flávia Machado.
Segundo ela, trata-se da mais moderna tecnologia existente no mundo para o diagnóstico de doenças cardiovasculares e utilizada em países de primeiro mundo como o Canadá. Agora, ela chega também aos usuários do HMDCC. “Sabemos que a qualidade da imagem tem relação direta com a qualidade do exame que irá definir o tipo de tratamento para o paciente, se será medicamentoso ou cirúrgico. Com o novo equipamento, aumentamos a segurança assistencial”, explica.
Entre as principais doenças diagnosticadas pelo ecocardiograma estão a insuficiência cardíaca, a hipertensão pulmonar e o tromboembolismo pulmonar.
Mais exames
Coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HMDCC, Andréa Fonseca reforça que o Hospital passa a contar com o que há de mais moderno disponível no mercado para exames de ecocardiografia. “Além de alcançarmos uma maior qualidade nos exames, o novo aparelho possibilita a execução mais rápida com melhor definição de imagem e, portanto, poderemos ampliar da capacidade de realização de exames do setor”, avalia.
Mensalmente são realizadas 400 ecocardiografias no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro e, de acordo com a Andréa Fonseca, esse número pode aumentar. “A chegada do novo equipamento se soma ao anterior e aumenta a nossa capacidade de realizar exames. Estamos organizando o setor para viabilizar a abertura da agenda para pacientes externos”, explica.
Dessa forma, além de atender a pacientes internados no hospital, o HMDCC irá ampliar o atendimento em ecocardiografia para usuários do SUS de outras unidades de saúde do município de BH.