Fernando Coelho (Dr. Mulambo do Sertão) e Francis Anderson Simões (Dr. Risoto de Carne Moída) / Fotos: Carol Reis
Fernando Coelho (Dr. Mulambo do Sertão) e Francis Anderson (Dr. Risoto de Carne Moída)  

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) está em contagem regressiva para a estreia da residência artística do Instituto Hahaha.

A partir desta quinta-feira, 18 de agosto, até dezembro de 2022, a dupla de médicos-palhaços, Dr. Mulambo do Sertão e Dr. Risoto de Carne Moída, estará com as equipes da Ucad (Unidade de Cuidado de Alta Dependência), 7º andar e Unidade de AVC no cuidado aos pacientes.

Parceria na alegria
Ao longo do ano, serão 16 intervenções artísticas e um cortejo natalino para pacientes, familiares, profissionais da saúde e corpo técnico.

Diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias afirma ser uma satisfação firmar essa parceria com o Instituto Hahaha. “Queremos oferecer aos nossos pacientes o melhor cuidado e estudos demonstram os benefícios do riso e da alegria para o bem-estar no ambiente hospitalar. Que essa parceria possa ser longeva e alegre como são a equipe HMDCC e o Hahaha”, diz.

Estudo do Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social em parceria com o Doutores da Alegria, publicado em 2010, mostra que 85,4% dos pacientes apresentam evidências clínicas de melhora após as intervenções artísticas, 96,3% ficam mais à vontade com o ambiente do hospital e 77,7% se alimentam melhor (clique e veja o documento completo).

Fundado em 2012 em Belo Horizonte, o Instituto Hahaha está presente em 16 instituições de saúde, como Hospital das Clínicas UFMG, Santa Casa BH e Hospital da Baleia, além Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e Instituição de Longa Permanência (ILPIs).

A residência artística tem o objetivo de garantir o direito e acesso à arte e à cultura através da arte da palhaçaria e levar o riso a ambientes de saúde.

Veja o cronograma: