Na última semana, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) realizou a sua primeira cirurgia odontológica incorporando mais uma especialidade cirúrgica em seu rol de procedimentos.
O Serviço de Odontologia Hospitalar do HMDCC é responsável pela cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia odontológica sob sedação nos pacientes com necessidades especiais, assim como pelas ações relacionadas às boas práticas de higiene oral no hospital, especialmente no CTI, com grande potencial para prevenção e redução das infecções associadas à assistência.
“Com a pandemia de COVID-19 ficou mais nítida a importância de a odontologia estar inserida no ambiente hospitalar. Tivemos uma mudança grande nessa visão e isso é muito bom para os pacientes e também para as equipes”, afirma a referência técnica da odontologia no HMDCC, Flávia Leite Lima.
Ao lado de Gabrielle Aguiar, elas realizaram o primeiro procedimento cirúrgico da odontologia no hospital na última segunda-feira, 29 de maio. “A cirurgia ocorreu na beira do leito, no próprio CTI, que tem toda a estrutura física necessária para a realização do procedimento e isolamento da produção de aerossol”, salienta.
Os pacientes atendidos no HMDCC são regulados pela Central de Internação de Belo Horizonte. Ou seja, chegam aqui para a realização de um procedimento cirúrgico encaminhados por essa Central vindo de UPAs, Centros de Saúde ou outros hospitais da rede pública.
Além das cirurgias, com expectativa de realizar 360 procedimentos por ano, a equipe de odontologia vai reforçar os treinamentos das equipes assistenciais no cuidado com a higiene bucal dos pacientes, para somar forças ao time de prevenção de infecções, principalmente para reduzir as taxas de pneumonia associada à ventilação mecânica.
Na perspectiva da integralidade do cuidado, um dos princípios norteadores do SUS, a diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto avalia como um avanço fundamental a incorporação da odontologia aos serviços prestados pelo hospital.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária preconiza a higiene bucal como uma das medidas de prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde. Um dos grandes dilemas que vivemos nos hospitais, que envolvem o aumento no tempo de internação dos pacientes e do custo do tratamento, são as infecções de vias respiratórias. Um dos objetivos do Serviço de Odontologia no HDMCC é a redução das pneumonias adquiridas em hospitais, o que ajudará na redução do tempo de internação e da mortalidade e, consequentemente, dos custos dessas internações. A chegada do profissional odontólogo à equipe de profissionais da saúde do HMDCC, nos traz muita satisfação e vislumbra novas ações para reduzir esse quadro e, assim, garantir cada vez mais um melhor cuidado ao nosso paciente.”, afirma Cristina Peixoto.