Nesta terça-feira, 26 de outubro, foi lançada a Política de Educação Permanente do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) que celebra um novo passo na história das relações profissionais e humanas da instituição.

Às 10h, às 16h e às 20h, profissionais do HMDCC puderam conhecer um pouco do percurso para a construção dessa política que chega para apoiar, estruturar e sistematizar a formação e o crescimento profissional de cada uma das mais de 1700 pessoas que compõe a equipe.

“A formação e gestão do trabalho em saúde não podem ser consideradas questões simplesmente técnicas, já que envolvem mudanças nas relações, nos processos, nos atos de saúde e, principalmente, nas pessoas”, destacou a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, que participou do evento no período da manhã.

O evento de lançamento, às 10h, iniciou-se com a narrativa da trajetória de implementação da Política de Educação Permanente no hospital, que foi contada pela gerente de RH, Maria Inez Ribeiro.

Também na parte da manhã, participaram do encontro dois parceiros importantes na implementação da Política de Educação Permanente, a Prefeitura de Belo Horizonte, representada pela assessora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH), Claudia Barcaro, e o Hospital Albert Einstein, representado pela diretora de Desenvolvimento, Clima, Engajamento e Educação Corporativa, Simone Azevedo.

“O Hospital Célio de Castro exerce, mais uma vez, um papel de grande importância em nosso município não só pelo seu desempenho na assistência prestada à comunidade, mas no desenvolvimento de um trabalho de educação em saúde capaz de transformar a condução do cuidado”, afirmou Claudia Barcaro, da SMSA-BH.

A diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Simone Azevedo destacou o compromisso do HMDCC com o desenvolvimento e treinamento de seus colaboradores. “A proposta apresentada evidenciou a jornada de aprendizagem pautada na missão e valores institucionais, assim como nas Políticas do SUS, sendo mais uma etapa evolutiva em seu modelo de educação permanente”, disse.

A partir de agora, a equipe do HMDCC conta com duas plataformas de Educação a Distância: a da PBH, que já vem sendo utilizada para treinamentos de temas de segurança do paciente, e a do Albert Einstein, que terá as trilhas de aprendizagem, modelo que foi adotado pela instituição.

Para detalhar a proposta do hospital aos profissionais, no mês de novembro, o Núcleo de Educação Permanente (NAEP), vinculado à Coordenação de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento do RH, irá percorrer as áreas do HMDCC para apresentá-la à equipe.

“O símbolo da nossa política é uma árvore, pois sabemos que a Educação Permanente precisa de raízes fortes. Essas raízes são vocês e nós”, finaliza Maria Inez Ribeiro.