Nesta terça-feira, 7 de dezembro, aconteceu, no auditório do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) o seminário Avaliando 2021 com olhos no futuro. Participaram do encontro diretores, gerentes, coordenadores, assessores, referências técnicas e representantes dos colegiados das 12 Unidades Gestoras.

O evento  contou com a presença da coordenadora do Grupo de Inovação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jomara Alves da Silva, que falou sobre a atenção hospitalar no SUS BH e o papel do HMDCC na rede. Ela parabenizou a equipe do HMDCC pela cultura de planejamento, monitoramento e avaliação e reforçou a importância de alinhar o planejamento estratégico a outros instrumentos de gestão.

Jomara Alves também relembrou o papel de destaque da capital mineira na condução da pandemia de COVID-19 citando o estudo do Imperial College London que comparou  o controle da doença em 14 capitais brasileiras e mostrou que 328 mil mortes poderiam ter sido evitadas no país se todas as capitais brasileiras tivessem adotado a mesma condução de Belo Horizonte. Ela também parabenizou a equipe do HMDCC pelo protagonismo nessa atuação. “O HMDCC esteve durante toda a pandemia entre os três hospitais mais importantes de BH no atendimento a pacientes com a doença”, afirmou. Até o mês de novembro de 2021, foram 9.868 internações sendo o Hospital Célio de Castro o segundo de Minas Gerais que mais atendeu pacientes com a doença.

Na sequência, aconteceu uma roda de conversa com a representante da SMSA-BH, mediada pela diretora assistencial, ensino e pesquisa, Yara Barbosa, e contou com a participação do gerente da linha de cuidado ao paciente crítico, Luidy Cardoso, a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Andréa Fonseca, e a coordenadora de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Flávia Campos, que puderam relatar os desafios e sucessos das equipes no enfrentamento à pandemia de COVID-19.

No encerramento da programação da manhã, a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, falou sobre as conquistas do HMDCC no ano de 2021 citando, por exemplo, o empenho das equipes no Projeto Milhão, o Programa de Desenvolvimento Hospitalar da SMSA-BH, o esforço para aumentar o acesso de usuários do SUS ao HMDCC, a capacitação das equipes para os cuidados paliativos e para o atendimento a pacientes com sofrimento mental, o início da Política de Educação Permanente, o novo Regulamento de Compras, a primeira importação de medicamento, entre outros.

Durante a tarde aconteceram quatro oficinas em que as lideranças discutiram os oito projetos estratégicos do HMDCC para o ano de 2022: segurança do paciente, aumento da produção hospitalar, processos de enfermagem integrados e qualificados, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), gestão de custos de orçamento, gestão da qualidade, Business Intelligence (BI, sistema de gestão de informação) e o Programa de Educação Permanente.

Para encerrar o seminário, um show da banda de rock The Unkles, da médica do HMDCC, Priscilla Reis, em que os profissionais do HMDCC e empresas parceiras puderam assistir.