Vacinação no HMDCC vai até sexta-feira, 27/04. Meta é imunizar 1800 trabalhadores (Foto: Olavo Maneira)
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) iniciou nesta terça-feira, 24 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar 1800 trabalhadores da saúde até sexta-feira (27/04). Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) é bem recebida pela equipe do Hospital. “Na correria do dia-a-dia, com plantões e trabalho aos finais de semana, a vacinação no local de trabalho facilita a adesão do profissional de saúde”, afirma a técnica de enfermagem Priscila Tavares Cândido, 35 anos.
Para o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Célio de Castro, Breno Alves, é fundamental proteger o trabalhador da saúde contra os possíveis riscos inerentes às atividades que desenvolvem. “Protegendo o trabalhador de saúde estamos também protegendo os pacientes”, afirma.
José Nicolau dos Santos, 47 anos, que trabalha como porteiro no Hospital, é hipertenso e foi o primeiro trabalhador a ser vacinado. “Todo ano eu me vacino contra a gripe”, relata. E até quem tem medo de agulha, ressalta a importância da vacinação para a prevenção da doença: “Eu tenho medo da dor e não, de tomar vacina. Vacina é proteção”, resume a assessora de planejamento e gestão, Míriam Campanha.
Devem ser vacinados, além dos trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.
Campanha 2018
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no período de 23 de abril a 1º de junho de 2018, sendo 10 de maio, o Dia de Mobilização Nacional.
A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença e de suas complicações. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.