
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebe o pós-doutor em neurologia Octavio Marques Ponte-Neto para um bate-papo com a equipe assistencial sobre estratégias de cuidado para aumentar a janela de tratamento do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmic
O evento acontece na próxima segunda-feira, 25 de agosto, às 10h, no auditório, e é aberto à toda a equipe assistencial, residentes, acadêmicos e estudantes.
Referência nacional em neurologia, Pontes-Neto é professor livre-docente da Universidade de São Paulo (USP), com fellowship em Neurologis Vascular no Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona (Espanha) e pós-doutorado no Massachusetts General Hospital da Harvard Medical School em Boston (EUA).
É também chefe do serviço de Neurologia Vascular e Emergências Neurológicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, coordenador do Programa de Pós-graduação em Neurologia da FMRP-USP (CAPES 7), ex-presidente da Sociedade Brasileira de AVC (2016 a 2018), além de coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC.
Editor-chefe da World Stroke Academy, ocupa ainda a função de copresidente do Comitê de Educação da Organização Mundial do AVC.
Referência técnica da Unidade de AVC do HMDCC, Fidel Meira ressalta a oportunidade do encontro para a troca de experiências sobre o que há de mais recente e atualizado sobre as evidências do tratamento da doença no mundo e no Brasil.
“A janela para o tratamento de AVC isquêmico é de 4,5 horas para trombólise intravenosa e significa o período de tempo em que o tratamento é mais eficaz para minimizar os danos cerebrais. No entanto, há evidências de outras estratégias de cuidado que podem ser adotadas para expandir essa janela e é sobre esse tema que o Dr. Octavio Marques Ponte-Neto irá conversar com a equipe do Hospital Célio de Castro”, explica.