Modelo pioneiro da saúde pública no Brasil, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), fruto de uma parceria público privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a concessionária Opy Health é reconhecidamente um sucesso na gestão e na qualidade assistencial.
Na última quinta-feira, 3 de outubro, comitiva do governo federal visitou a instituição para ver, na prática, o funcionamento do modelo que tem inspirado iniciativas Brasil afora.
Diretora de Programa da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) da Casa Civil da Presidência da República, Mara Souza coordenou o grupo que incluía representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e convidados da área da saúde do estado de Mato Grosso do Sul.
A comitiva foi recebida pelas diretorias do HMDCC e da Opy Health que, respectivamente, abordaram o modelo de funcionamento do hospital e esclareceram as dúvidas do grupo.
Também estiveram presentes na visita o gestor e o fiscal do contrato da PPP do HMDCC, Pedro Assis e Lucas Filardi, respectivamente.