Desde de dezembro de 2021, as lideranças do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) passaram a contar com um aplicativo que mostra, em tempo real, a ocupação dos 460 leitos da instituição.

“Por meio dessa plataforma desenvolvida pela equipe própria de Tecnologia e Inovação, é possível acompanhar, de qualquer lugar – de dentro ou fora do hospital, pelo celular ou pelo computador –, a ocupação real dos leitos”, explica o assessor de tecnologia e inovação, Marco Túlio Pereira da Costa.

Anteriormente, as informações eram disponibilizadas aos gestores duas vezes ao dia, nos períodos da manhã e noite. Agora, é possível observar as alterações praticamente em tempo real, já que as atualizações são feitas a cada 15 minutos.

Para o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto, o novo sistema tem sido essencial para o cuidado dos atendidos. “A dinamicidade das informações nos possibilita mais agilidade no manejo dos pacientes, com o objetivo primordial de garantir o pleno atendimento aos usuários no hospital”, reforçou.

Além de apresentar a ocupação de leitos de cada setor, o aplicativo disponibiliza o status de cada um deles. Ou seja, é possível saber quantos estão sendo higienizados, as reservas que já foram feitas, as previsões de alta e os leitos que estão indisponíveis, seja para manutenção ou outro motivo.

“A principal missão de um hospital, especialmente do HMDCC, é promover o acesso e qualidade da atenção prestada ao usuário. Esse aplicativo é uma ferramenta preciosa que subsidia a gestão hospitalar na promoção do maior giro de leitos”, afirma a diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, Maria do Carmo.