Os dias 26 e 27 de outubro marcaram a celebração das conquistas do segundo ano da Política de Educação Permanente do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC).
Com uma programação diversificada que favoreceu a participação e interação do público, foram realizados palestras, oficinas, dinâmicas, jogos educativos, além de sorteio de brindes e coffee break.
Com o tema Transcendendo barreiras: uma jornada rumo à transdisciplinaridade, o evento marcou a conclusão da formação de mais 58 facilitadores no HMDCC, em diferentes áreas e turnos, para potencializar a educação permanente na instituição.
A diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto abriu o encontro enaltecendo a presença de todos e todas. “Estou feliz em ver esse auditório cheio. É objetivo estratégico dessa instituição o trabalho transdisciplinar das nossas equipes e a educação permanente é um ponto de apoio para fazer esse movimento ganhar força”, afirmou.
Ela também parabenizou os formandos e relembrou sua chegada ao hospital, em agosto de 2022. “Parabéns à instituição HMDCC pela valorização profissional, que está no cerne de vocês. Para quem chega para essa equipe, é bonito ver isso na prática”, relatou.
A diretora reforçou o compromisso com o melhor cuidado ao paciente, que deve ser de toda a equipe: “A gente acredita que podemos entregar um cuidado exemplar ao nosso paciente, ao nosso usuário do SUS, com o envolvimento e a real interação entre os nossos profissionais. Que vocês tenham atitude ativas no dia a dia de vocês e na prática profissional de vocês. Defendam o saber de vocês, porque é isso que a gente precisa. O espaço está sendo dado, mas a atitude é de vocês.”
Na sequência, as profissionais do Núcleo de Apoio à Educação Permanente (NAEP), Barbara Saraiva, e Larissa Moreira, apresentaram os resultados do ano em um vídeo produzido pela própria equipe:
Formatura facilitadores
Logo depois, foi iniciada a entrega de certificados para os novos facilitadores pela diretoria do hospital, representa por Cristina Peixoto (diretora executiva), Bruno Belezia (diretor assistencial, ensino e pesquisa) e Juliana Pantuza (diretora de recursos terapêuticos, diagnóstico e segurança assistencial).
No período da tarde, a fonoaudióloga Luiza Costa, que já integrou a equipe assistencial e o NAEP, retornou ao hospital para conversar com a equipe sobre como a educação permanente pode transformar as rotinas hospitalares. “O que queremos é promover uma aprendizagem significativa que seja capaz de aperfeiçoar os processos de trabalho e de transformar o dia a dia do trabalho para melhor”, salientou.
Segundo dia de programação
O segundo dia da jornada também foi marcado por reencontros. A psicóloga Edimeire Silva, que participou da construção da Política de Educação Permanente do HMDCC e atuou por cinco anos na instituição, conversou sobre o valor da comunicação na construção de equipes transdisciplinares.
A palestra, que emocionou a todos, falou sobre a importância de praticar a escuta ativa para uma boa comunicação: sem julgamentos, com empatia e atenção à linguagem corporal, validando o entendimento com o outro, com atenção plena (sem distrações) e manifestando interesse no assunto.
Para encerrar as palestras da jornada, a coordenadora de seleção, treinamento e desenvolvimento do HMDCC, Flávia Campos, falou sobre a importância de estabelecer relações de confiança com os colegas no trabalho.
Com o tema ‘Não podemos viver sozinhos’, ela destacou a necessidade do objetivo comum – o melhor cuidado para o paciente – para criar conexões e aperfeiçoar a prática do trabalho. “Precisamos do outro no trabalho (e na vida) para criar espaços de construções coletivos que sejam transformadores e contagiantes”, destacou.
Salve o paciente!
Também foi oferecida uma atividade educativa, nos dois dias, diurno e noturno, com o tema segurança do paciente na modalidade escape room, uma sala temática, cheia de enigmas que precisam ser desvendados em um determinado período de tempo para que a equipe competidora possa deixar o local. No caso do HMDCC, salvar o paciente.