Danilo Borges Matias, novo diretor executivo do HMDCC
A partir de 20 de julho de 2022, a equipe do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebe o novo diretor executivo, Dr. Danilo Borges Matias, o novo diretor assistencial, ensino e pesquisa, Dr. Cleinis de Alvarenga Mafra Junior, e a nova diretora de recursos terapêuticos, diagnóstico e segurança assistencial, Cristina Ferreira de Oliveira Peixoto. O diretor administrativo-financeiro do HMDCC, Mauro Heleno, permanece na função.
Danilo Borges Matias é graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em gestão de serviços de saúde pela UFMG, especialista em gestão da clínica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês e MBA em gestão de serviços de saúde pela Fundação Getúlio Vargas. É também servidor público municipal e atuou como superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens de janeiro de 2017 até 19 julho de 2022.
Cleinis de Alvarenga Mafra Júnior é cirurgião geral, graduado em medicina pela UFMG, membro titular da Sociedade Mineira de Cirurgia Vídeo Endoscópica, com MBA em gestão de organizações hospitalares e sistemas de saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Por 11 anos, atuou no HOB. De 1991 a 2002, ocupou a função de cirurgião geral e preceptor da residência. Na sequência, foi coordenador de equipe do Pronto Socorro do HOB e, de 2017 até a presente data, foi diretor técnico de ensino e pesquisa na instituição.
Com longa trajetória na medicina e gestão, Cleinis passou também pelo Hospital Arapiara S.A. onde atuou como cirurgião geral e endoscopista e diretor presidente-financeiro. É coronel do Quadro de Oficiais de Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais e, de 1991 a 2011, exerceu diferentes atribuições no Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. Entre elas, chefe do Serviço de Cirurgia Geral, diretor técnico, vice-diretor clínico e diretor de planejamento.
Cristina Ferreira de Oliveira Peixoto é graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Gestão Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em urgência, emergência e trauma pela PUC Minas. Antes de chegar ao HMDCC, ocupava a função de gerente da Unidade de Diagnóstico por Imagem do Hospital Odilon Behrens (HOB). Lá, atuou também como coordenadora na Gerência da Terapia Intensiva Adulto e na Gerência de Atenção Clínica ao Adulto e Idoso em uma trajetória de 15 anos. Antes disso, por quatro anos, integrou a equipe do Biocor Instituto na supervisão da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva e Coronariana.
“Sinto-me muito honrado em fazer parte de uma equipe tão vitoriosa como é a do HMDCC. Servir ao SUS mantendo o que já foi conquistado por este hospital e ainda colaborar para os avanços que virão é uma missão de grande responsabilidade, que exercerei com todo o zelo e princípios éticos que sempre regeram a minha trajetória profissional. Juntos vamos escrever mais um capítulo da bela história do HMDCC”, declara o novo diretor executivo do HMDCC, Dr. Danilo Borges Matias.
Agradecimentos
“Deixo o HMDCC com a alegria de ter coordenado a construção de um modelo assistencial e de gestão usuário centrado, de forma participativa e eficiente, com respeito aos trabalhadores. Esse hospital é respeitado e legitimado por todos os segmentos. Muito obrigada a toda a equipe gerencial e operacional do HMDCC. Vocês são uma equipe de ouro!”, despede-se Maria do Carmo, que exerceu a função de diretora executiva de maio de 2017 até julho deste ano.
“Foram cinco anos de construção junto com essa equipe que vimos nascer, crescer e se apoderar dos processos de trabalho. Seremos eternamente gratas pela confiança, parceria e acolhimento de todos vocês, incluindo as empresas parceiras. Desejamos que a equipe HMDCC continue unida e protagonista da sua história”, desejam Yara Barbosa e Andréia Torres.
Damos boas-vindas à nova equipe gestora do HMDCC e agradecemos à Maria do Carmo, Yara Barbosa e Andréia Torres pela história que construíram ao longo desses cinco anos junto com o time HMDCC.