Foi realizado no último sábado, 29 de março, um mutirão de colonoscopia para o atendimento de 70 pacientes que estavam na fila da Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

A iniciativa integra a campanha março azul, de prevenção ao câncer de intestino, e é a terceira vez que o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) integra o projeto. 

O mutirão de um único dia representou um acréscimo de 30,5% na oferta de exames no mês de março de 2025.

“O principal objetivo da campanha é reduzir a fila de espera do SUS para a realização de colonoscopias. A campanha tem a participação de diversos hospitais, incluindo o Hospital Célio de Castro.  Esses mutirões representam uma oportunidade para a realização de exames preventivos, fundamentais na detecção precoce de doenças como o câncer de intestino. Aqui no HMDCC, estamos felizes em participar de iniciativas que promovem o cuidado preventivo à saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e reduzindo as chances de complicações graves no futuro”, afirma a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Mariana Miguel.

Câncer de intestino
Doença silenciosa, o câncer de intestino requer atenção aos seus sinais e fatores de risco. Com diagnóstico precoce, a chance é de até 90% de cura. A doença, que ganhou repercussão nacional com o caso da Preta Gil, é também conhecida como câncer colorretal porque engloba os tumores surgidos na parte do intestino grosso chamada cólon e reto (localizada no final do intestino, antes do ânus) e no ânus.

Trata-se do terceiro tumor que mais mata no Brasil. Entre os fatores de risco estão tabagismo, consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, idade superior a 50 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio e obesidade.

Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: a colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro) e o teste FIT (aponta sangue nas fezes mesmo oculto a olho nu).

Diretora executiva do Hospital Célio de Castro, Cristina Peixoto reforça a importância de campanhas educativas para conscientização da população. “A colonoscopia é um exame simples que, infelizmente, ainda enfrenta tabus e preconceitos que afastam muitas pessoas do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de intestino. Esse tipo de resistência pode comprometer a saúde e reduzir as chances de cura da doença, que, quando detectada em estágios iniciais, tem altas taxas de sucesso no tratamento.

Como instituição de saúde, temos o compromisso de informar e conscientizar a população sobre a importância desse exame. Nosso papel vai além do da realização da colonoscopia: queremos quebrar barreiras, desfazer mitos e garantir que mais pessoas tenham acesso à prevenção e ao cuidado necessário para uma vida saudável.”

O março azul é uma campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Sociedade Mineira de Coloproctologia (SMCP).

Mais informações sobre a campanha, acesse: marcoazul.org.br.