Na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, gestores do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) reuniram-se para alinhar as estratégias e conversar sobre os desafios propostos para o ano de 2024.

O evento contou com a participação da diretoria, gerentes, coordenações, assessorias, referências técnicas e demais lideranças que, juntas, refletiram sobre o lugar de essência ocupado por esta casa: o de cuidado.

“Nosso objetivo é que todas as pessoas aqui presentes estejam com a mesma página aberta do livro da história do HMDCC”, iniciou a assessora de comunicação, Valéria Mendes.

Além dos resultados do projeto ‘Carrego a meta no peito’, que ocorreu no período de agosto a dezembro de 2023 e teve como tema a segurança do paciente, também foi compartilhado o formato do planejamento estratégico do ano e apresentados os desafios que serão trabalhados neste ano.

Em 2024, o ‘Carrego a meta no peito’ passa ser o guarda-chuva dos projetos estratégicos do ano ele: a forma de abraçar coletivamente os desafios no HMDCC.

A transdisciplinaridade foi apresentada como a forma de atuação de toda a equipe da instituição para alcançar a excelência no cuidado prestado aos pacientes.

“É uma forma de trabalhar, atuar e interagir que dará sustentação ao trabalho que vamos desenvolver ao longo deste ano. Exige a união e a compreensão de todas lideranças que têm o papel de levar para os nossos mais de 1700 profissionais os nossos projetos e metas promovendo sempre a conversa de como fazer e como tornar realidade o que desejamos.”, afirma a diretora executiva, Cristiana Peixoto.

Também foram divulgados os objetivos estratégicos do HMDCC para o ano de 2024, a metodologia dos grupos aceleradores, uma ferramenta que será utilizada para as sete metas de segurança do paciente, e abordado o tema da experiência do paciente, que também será um projeto prioritário do ano.

“A experiência do paciente vai além da satisfação, é algo que permeia toda a jornada intra-hospitalar do paciente e sua perspectiva de futuro. O conceito ainda é novo para nós, profissionais de saúde, e um desafio ao pensar nas estratégias de implementação. Esse projeto foi proposto porque acreditamos na força da equipe do HMDCC, na vontade de fazer diferente e de mostrar a capacidade que esse gigante tem de atender com excelência os pacientes que por aqui passam”, reforça Cristina.

Também foi um momento de compartilhar sonhos.

“Que esses dois conceitos, acrescidos da importância da segurança do paciente e da sustentabilidade financeira da instituição, amadureçam e se tornem parte da cultura organizacional do HMDCC, para que não dependam da presença de um ou outro para mantê-los”, pontua a diretora executiva.

Para Cristina Peixoto, ao cuidar de um paciente, o profissional sempre deve pensar: “o que é melhor para ele? O que ele precisa? As condutas precisam ser individualizadas, pois as experiências são de cada um. Eu, enquanto profissional, preciso pensar no momento, na situação e no que de fato trará resultado para o paciente e não abrir um cardápio de opções de medicamentos, materiais, tecnologias e usar porque eu tenho disponível. Se a minha forma de trabalhar é pensando no material disponível, eu não estou olhando e trabalhando para o meu paciente e consequentemente, sua experiência não será a melhor.”

A diretora executiva do HMDCC finaliza: “Se queremos ver esse hospital, mantendo sua grandiosidade e importância na Rede de Atenção à Saúde (RAS), daqui a alguns anos, a responsabilidade está nas nossas mãos. Que honremos a oportunidade de estarmos nesse projeto inovador, e que vem se mostrando de sucesso, compreendendo e defendendo a missão que ele cumpre para além de seus muros.”