O que acontece quando uma dupla de médicos-palhaços se insere na rotina de um hospital? O tempo e espaço se convertem no que cada paciente desejar, criando lugar para brincadeira, sorriso e protagonismo em um grande espetáculo individual.
Em agosto deste ano, especialistas em fazer sorrir passaram a compor o corpo clínico do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) com uma residência artística que celebra os 10 anos do Instituto Hahaha.
As intervenções artísticas acontecem uma vez por semana, leito a leito, por uma dupla de palhaços. “É a primeira vez que chegamos ao serviço público municipal de saúde e na regional Barreiro, que é tão importante, por isso é um marco na nossa história chegar em novos territórios da cidade!”, declara o co-fundador do Hahaha, Eliseu Custódio.
Para o diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias, é uma satisfação iniciar essa parceria com o Instituto Hahaha. “Queremos oferecer aos nossos pacientes o melhor cuidado e estudos demonstram os benefícios do riso e da alegria para o bem-estar no ambiente hospitalar. Que essa parceria possa ser longeva e alegre como são a equipe HMDCC e o Hahaha”.
A residência artística é temporária e será realizada de agosto a dezembro de 2022. Como pontua a co-fundadora do Instituto Hahaha, Gyuliana Duarte “o desejo é que esse seja só o início e que a parceria possa ser mantida. Já era uma vontade do Hahaha, reconhecendo a relevância do hospital, que é uma referência nacional no atendimento, e da regional, e juntamos isso ao desejo que o hospital já tinha de ter o programa de intervenções artísticas e do patrocínio para torná-lo uma realidade”, conclui.
Alegria é o resultado dessa parceria que tem encantado pacientes e profissionais de saúde. O paciente Gilberto Gabe, 76 anos, que participou da mais recente visita dos palhaços ao HMDCC, conta como se sentiu: “essa visita é quase metade da cura da doença. Sou festeiro, pode ver aí pela foto que eu já comecei fazendo festa com os palhaços. Esta é uma iniciativa ótima do hospital. Geralmente, eles visitam as pessoas mais de idade e os idosos tem mais depressão. É ótimo para levantar o astral”.
O Hahaha
Organização da sociedade civil que atua com a palhaçaria profissional em ambientes de saúde é uma prática exercida pelo Instituto desde 2012. A organização está presente em 18 espaços, entre hospitais, UAIs e ILPIs, em quatro cidades. A ampliação para o atendimento ao público idoso teve início em 2018. Desde então, foram alcançados 50.817 entre idosos, acompanhantes e corpo técnico. Dos atendimentos gerais, o Instituto Hahaha acumula desde 2012 mais de um milhão de pessoas alcançadas.