A diretoria do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebeu nesta quarta-feira, 22 de novembro, a prefeitura de Maceió que veio conhecer o modelo de gestão da instituição.

Pioneiro no Brasil, o HMDCC é um Serviço Social Autônomo (SSA) resultado de uma parceria público privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Opy Health. Nessa parceria, as atividades não assistenciais são desenvolvidas pelo parceiro privado como, por exemplo, a manutenção predial e os serviços de higienização e limpeza. Sob a responsabilidade do HMDCC, estão as atividades assistenciais.

“Maceió é a única capital do país que não tem um hospital próprio. Estamos pegando um hospital pronto, que era privado, e transformando em um hospital SUS, o Hospital da Cidade. Nosso objetivo com a visita é conhecer o funcionamento do HMDCC no dia a dia”, explicou o subsecretário de parcerias da prefeitura de Maceió, Caio Buarque.

Além dele, compareceram ao encontro o controlador geral do município, José de Barros Lima Neto, e o assessor técnico e econômico, Fernando José Cavalcante da Silva.

A equipe de trabalho de Maceió foi recebida pela diretoria do HMDCC, assessorias e gerência de RH, além do fiscal do contrato da PPP do HMDCC, Lucas Mendonça. A conversa foi conduzida pela diretora executiva, Cristina Peixoto, e pelo diretor administrativo-financeiro, Mauro Heleno.

“O SSA é um modelo de gestão moderno e disruptivo que se amolda ao perfil do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas. Conhecer a estrutura física e de pessoal do SSA-HMDCC nos deu ainda mais convicção dessa forma de gestão”, declarou Caio Buarque.

Diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto ressalta a importância da troca de experiências entre serviços de saúde. “A diretoria do HMDCC ficou muito feliz com a visita da equipe de Maceió e de poder apresentar um modelo de gestão na saúde que vem se mostrando exitoso em sua proposta. O SUS em Belo Horizonte alcançou uma maturidade nos processos de regulação e gestão, tornando-se uma referência para outros municípios e estados”.

Para ela, o encontro “foi muito rico no que tange ao funcionamento de um hospital 100% SUS, regulado pela Central do município de BH, com um modelo de gestão pautado no cuidado centrado no usuário e na sustentabilidade, alinhando uma assistência de qualidade e processos eficientes.”