O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) destina a totalidade de leitos ao SUS. Se destaca por sua arquitetura funcional, além de promoção de ações voltadas para ambiência, inovação tecnológica e sustentabilidade econômica.

É o primeiro hospital no Brasil, 100% SUS, administrado por meio de Parceria Público Privada (PPP), onde a gestão é compartilhada entre o serviço público (equipe assistencial) e parceiro privado (funções não assistenciais).

Essa parceria tem se mostrado exitosa, especialmente, em relação à infraestrutura, disponibilidade e manutenção de materiais/equipamentos e no reinvestimento contínuo em novas tecnologias.

O HMDCC também sai do lugar comum em suas diretrizes institucionais: adotou-se a gestão participativa como forma de democratização e corresponsabilização de toda equipe administrativa e assistencial pela tomada de decisões.

No campo da assistência, o hospital conta 460 leitos, distribuídos por três linhas horizontais de cuidado, a saber:

1) Linha de Cuidado ao Paciente Crítico
2) Linha de Cuidado ao Paciente Clínico
3) Linha do Cuidado do Paciente Cirúrgico (cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia, vascular e urologia).

Trata-se de um hospital 100% regulado pela Central de Internações, o que permite aos profissionais e estudantes o conhecimento amplo do funcionamento do SUS e a organização de sua lógica pública.

O hospital é referência no atendimento clínico geral ao paciente com sofrimento mental por meio de leitos gerais de saúde mental, como iniciativa inédita no SUS-BH.

Programas de Residência Médica:

Em 2020, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro iniciou a implementação da sua residência médica própria. O hospital oferecia 12 vagas anuais para programas de residência médica, todas credenciadas pelo Ministério da Educação. A partir de 2025, houve uma expansão significativa, e agora são ofertadas 26 vagas anualmente.

CLÍNICA MÉDICA
Duração: 2 anos
Número de vagas: 6
Fonte da bolsa: Ministério da Saúde

CIRURGIA GERAL
Duração: 3 anos
Número de vagas: 6
Fonte da bolsa: Ministério da Saúde

MEDICINA INTENSIVA
Duração: 3 anos
Número de vagas: 6
Fonte da bolsa: Ministério da Saúde