O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebeu na última sexta-feira, 17 de maio, o Grupo de Estudos de Políticas de Recursos Humanos na Área da Saúde (GEPRHAS) para um encontro que tinha como temática as estratégias adotadas pelas instituições para manter os talentos na equipe.
Consultora em gestão de pessoas, Virgínia Gherard atua no HMDCC há três anos capacitando e mentorando as nossas lideranças e falou sobre os desafios atuais do mercado de trabalho como a escassez de profissionais qualificados, os limites para a contratação de talentos e o aumento crescente nas demandas e exigências organizacionais. “Poucos líderes se qualificam para fazer seleção de pessoas”, destacou.
Coordenadora de seleção, treinamento e desenvolvimento, Flávia Campos compartilhou com as lideranças de outros hospitais que integram o GEPRHAS as estratégias adotadas pelo HMDCC.
Vice-presidente do Coren-MG, Maria do Socorro Pacheco Pena também esteve presente ao encontro e falou sobre as iniciativas do Conselho de Enfermagem para atuar no desenvolvimento de competências dos profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho. Acompanhada da enfermeira Juliana Silveira Teixeira, elas apresentaram a proposta do Programa Meu Primeiro Emprego, Meu Primeiro Negócio.
A diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto, deu as boas-vindas ao público presente e afirmou que o “conhecimento é uma porta que só abre” e que o hospital investe na educação permanente como uma estratégia para manter as equipes motivadas.
Também estiveram presentes o diretor administrativo-financeiro do HMDCC, Mauro Heleno, o diretor assistencial, ensino e pesquisa, Bruno Belezia, a diretora de recursos terapêuticos diagnóstico e segurança assistencial, Juliana Pantuza.
O Superintendente da Central dos Hospitais, Wesley Marques também participou do evento.
O GEPRHAS foi fundado em abril de 2012 com o objetivo de desenvolver estudos, pesquisas e trocar de informações relacionadas às práticas e políticas de Recursos Humanos em instituições voltadas para a saúde. Atualmente possui como integrantes 28 hospitais de Belo Horizonte e demais regiões de Minas Gerais.