O 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi especial no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) com o lançamento do projeto Saúde no Topo!
A estreia aconteceu com uma aula de spinning no heliponto, com o objetivo de chamar a atenção dos profissionais da saúde para a prática de atividade física.
Nos dias 1 e 2 de maio, as equipes do HMDCC e das empresas parceiras tiveram a oportunidade de experimentar uma atividade física ao ar livre e de curtirem a vista do território, apreciar a Serra do Rola Moça e presenciar um espetáculo da natureza: o nascer ou o pôr do sol, a depender do horário da aula.
Pedalada contra o sedentarismo
A Pesquisa Nacional de Saúde (2019) identificou que a proporção de adultos classificados na condição de insuficientemente ativos no Brasil é 40,3%. No HMDCC, a taxa de sedentarismo é próxima da brasileira. Do total de 1600 trabalhadores, 38,25% são sedentários.
Segundo a OMS, o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030.
Adultos devem praticar pelo menos 300 minutos de atividade física moderada na semana, ou 150 minutos por semana de atividade física intensa, ou uma combinação desses dois tipos.
Repercussão
Quem participou, já está pedindo reprise! “Maravilhoso, experiência fenomenal. A gente tem que fazer isso sempre, o trabalhador se sente valorizado. Foi lindo, lindo, lindo!”, pediu Anete Honorato Gonçalves, farmacêutica bioquímica do HMDCC.
“Não foi uma aula de spinning, foi uma aula de vida. Foi como tocar o céu com as pontinhas dos dedos, foi sentir que Deus se faz presente em todos os momentos. Obrigada a todos os organizadores desse lindo evento”, declarou Fernanda Vidal, técnica em enfermagem da Unidade do AVC.
A terapeuta ocupacional, Amanda Ferreira, concorda: “Não tem condições o tanto que estou apaixonada com esse evento! Passa um filme na cabeça depois de tudo que vivemos na pandemia! Quanto cuidado na produção, quanta energia boa emana desse momento. Obrigada, foi épico! Gigante do tamanho do HMDCC!”.
O técnico em enfermagem, Welter Ferreira, também aprovou a iniciativa. “Parabéns pelo evento! O HMDCC sempre superando as expectativas e inovando”, afirmou.
O diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias, também participou da aula de estreia do Saúde no Topo. “Foi fantástico! A gente está muito feliz de ter dado tudo certo. É um frio na barriga porque envolviam muitas coisas, muitas variáveis. É uma mensagem bem legal que a gente vive e sente, de propósito, de significado. Cuidar do bem-estar e da saúde dos outros começa conosco mesmo. Foi uma experiência inesquecível, gratidão a todos que participaram”, afirmou.
No nosso perfil no Instagram (@hmdccsusquedacerto) você confere os bastidores da ação em vídeos e fotos.
O Saúde no Topo é mais uma ação do programa ‘Nossa força é você’, criado em 2020 no início da pandemia e que tem por objetivos a valorização e o cuidado com o profissional de saúde.