Secretários de saúde de Minas visitam Hospital Célio de Castro (Foto: Olavo Maneira)
Na última terça-feira, 19 de fevereiro, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) recebeu representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG) que vieram conhecer o modelo da Parceria Pública Privada (PPP), contemplando a estrutura, modelo assistencial e de gestão e aspectos do contrato.
Na ocasião, o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, a diretora executiva do Hospital, Maria do Carmo, e a assessora jurídica do HMDCC, Marcela Prado, apresentaram aos 32 membros da diretoria executiva do COSEMS-MG, aos 28 presidentes regionais do COSEMS, além do Conselho Fiscal da entidade, a experiência da PPP do Hospital do Barreiro, como também é conhecido. O Seminário de Planejamento do COSEMS-MG contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Guimarães Junqueira.
O secretário Jackson Machado Pinto iniciou o evento apontando os resultados positivos para a Rede SUS-BH do funcionamento 100% do Hospital Célio de Castro. “Reduzimos a fila de espera para as cirurgias eletivas de ortopedia de um ano para três meses. Antes do Hospital Célio de Castro, o tempo de espera por um leito de CTI na cidade era de quatro dias. Hoje, não chega a um dia”, afirmou.
Na sequência, a diretora executiva e a assessora jurídica do HMDCC apresentaram aos convidados e convidadas a concepção do modelo do Hospital, os aspectos gerais e as características fundamentais da PPP e como se dá, na prática, a gestão cotidiana do contrato. Além disso, abordaram o modelo de gestão do Hospital Célio de Castro, as inovações tecnológicas e os desafios da PPP.
Após a exposição dialogada, os participantes se dividiram em quatro grupos para uma visita guiada. “Não conhecia o Hospital e, assim como eu, todos os membros do COSEMS-MG ficaram muito bem impressionados. Nunca tinha visto um Hospital 100% SUS com tanta organização, com um ambiente preparado para a humanização do cuidado, com os serviços estruturados de maneira a possibilitar acesso rápido aos exames. Conversamos com funcionários e vimos a alegria e a tranquilidade com que atuam no Hospital e percebemos ainda os processos de trabalho bem constituídos”, observa o presidente do COSEMS-MG, Eduardo Luiz da Silva.
Para o presidente do CONASEMS “é uma honra testemunhar uma experiência de gestão em saúde pioneira e exitosa do SUS”.
A realização do encontro do COSEMS-MG no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde de BH, nas figuras do secretário Jackson Machado Pinto e do secretário Fabiano Geraldo Pimenta Júnior com o apoio da diretoria executiva do HMDCC.
Para a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, receber os secretários de saúde de Minas que compõem a diretoria do COSEMS-MG foi um importante momento de apresentar a excelência da estrutura do Hospital, a oferta dos serviços de apoio propiciada pela PPP e as inovações no modelo de gestão da clínica. “Demonstrar a boa aplicação dos recursos que aqui estão sendo investidos, em modelo de parceria, pode ser uma janela de oportunidade para os municípios”, conclui.