Neste ano, a IX Semana de Enfermagem do Hospital Célio de Castro trouxe como tema os desafios contemporâneos da relação entre profissionais e pacientes.

De um lado, a saúde mental, tema cada vez mais debatido pela sociedade e, de outro, a experiência do paciente, objetivo estratégico do Hospital Célio de Castro.

Foram cinco dias de programação, seis palestras, duas rodas de conversa, duas atividades culturais, duas ações de bem-estar, um esquete teatral para reforçar o conhecimento sobre a higienização das mãos, além do sorteio de brindes e homenagens.

“Como profissionais de saúde precisamos nos manter atentos ao que nos faz bem. O trabalho tem que produzir sentido e identificação com a nossa essência para que possamos oferecer uma boa experiência aos nossos pacientes. Somos seres sociais e, por isso, temos a necessidade de manter boas relações, no trabalho ou na vida pessoal. A melhor forma de romper barreiras e hierarquias é conversando. Nosso convite é por mais encontros, mais presença e menos distrações que nos afastam socialmente.”, afirma a diretora executiva e enfermeira, Cristina Peixoto.

Os temas abordados por especialistas, professores e palestrantes foram o protagonismo da enfermagem na experiência do paciente, a saúde mental nos afazeres da vida, os aspectos éticos da prática da enfermagem, além de saúde e qualidade de vida.

A abertura da IX Semana da Enfermagem contou com a presença do Coral HMDCC, que encantou, mais uma vez, o público presente e apresentou duas canções inéditas, É preciso saber viver, interpretada pelo Titãs, e Tente outra vez, de Raul Seixas.

A programação também teve diversão e muita risada com o comediante Thalles Trivelato que apresentou o stand-up Seria trágico se não fosse cômico.

O grupo acelerador de higienização das mãos do Hospital Célio de Castro mostrou que aprendizado e diversão combinam! A equipe simulou um atendimento em formato de esquete em que os profissionais de enfermagem eram os personagens e protagonistas da cena. O desafio da plateia era apontar erros e acertos.

Ações de bem-estar também integraram a programação com curso de automaquiagem e sessões de massagem.

Homenagem
Reconhecer as boas práticas tem se tornado tradição da Semana da Enfermagem. Trinta e um profissionais, de níveis técnico e superior, foram homenageados por se destacarem pelo trabalho realizado no ano de 2024.