Nesta quinta-feira, 5 de outubro, a equipe do Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) realizou sua primeira cirurgia em paciente com necessidade especial.
Na odontologia hospitalar, considera-se paciente com necessidade especial toda pessoa que tem uma condição clínica que não possibilita o atendimento em consultório, ou seja, em que há a necessidade da estrutura hospitalar para realização do cuidado. Como exemplo, podemos citar o paciente cardiopata, o paciente da terapia intensiva, pessoas com quadro demencial, oncológico ou psiquiátrico, pacientes com alguma síndrome, entre outros casos.
“É uma alegria ver o Serviço de Odontologia ganhar espaço no HMDCC. Já havíamos iniciado a realização desse tipo de cirurgia no CTI, mas é a primeira experiência em Centro Cirúrgico.”, explica a especialista em odontologia hospitalar, Gabrielle Aguiar.
Nesta ano, a equipe multiprofissional do HMDCC passou a contar com profissionais da odontologia para aperfeiçoar o cuidado com os pacientes. “Estamos aqui não só para tratar a doença que trouxe o indivíduo para o hospital, mas cuidar dele de forma completa. Esse cuidado com a boca influencia na condição clínica do paciente: reduz o risco de infecções, aborda os efeitos colaterais dos medicamentos, o controle de dor, previne lesões bucais e peribucais, diagnostica doenças. Além disso, atuamos na capacitação da equipe assistencial para a saúde bucal”, reforça.
Responsável técnica pelo Serviço de Odontologia do HMDCC, Flávia Leite Lima conta que, em breve, o HMDCC irá realizar sua primeira cirurgia bucomaxilofacial. “Nosso serviço contempla também a cirurgia ortognática, para o tratamento de pacientes com alterações no desenvolvimento ósseo facial, biópsia e tratamento de lesões bucais”, conta.
Todo paciente atendido no HMDCC é encaminhado pela Central de Internações de Belo Horizonte.