A abertura dos 99 novos leitos foi marcada pela visita do prefeito Alexandre Kalil. Na foto, o prefeito de Belo Horizonte com a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo (Imagem: Olavo Maneira)

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) inicia o cumprimento do cronograma de ativação com a abertura de mais 99 leitos, 79 de internação e 20 de CTI, quatro salas de cirurgias, além de ampliar a oferta de exames. A partir de agora (30/08), o Hospital passa a funcionar com 189 leitos, sendo 30 de CTI, e seis salas de cirurgias.

Os novos leitos:

Para a população de Belo Horizonte e região metropolitana, a expansão significa agilidade para novas internações em leitos clínicos, cirúrgicos e de CTI, agilidade no tempo de espera por cirurgias eletivas e ampliação da oferta de exames de imagem para a Rede SUS-BH. “Os novos leitos são ainda um reforço no atendimento de urgência e emergência da capital para os traumas de média complexidade e para o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O HMDCC passa a ser também um local de referência para receber pacientes encaminhados, através da Central de Internação, das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de outros hospitais, o que significa mais vagas para o SUS”, afirma a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo.

A expansão contempla também a abertura da Agência Transfusional, uma parceria com o Hemominas, e o início, ainda em setembro, da realização de exames de endoscopia, colonoscopia, gastrostomia e CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica). A capacidade é de 500 exames ao mês com oferta para pacientes internados e pacientes encaminhados por outras unidades do SUS.

A próxima fase de expansão do HMDCC está prevista para novembro quando o Hospital atingirá 76% da capacidade total ou 343 leitos, sendo 50 de CTI. O funcionamento total está previsto para março de 2018: 451 leitos (80 de CTI) e 16 salas de cirurgias.

Perfil de atendimento
O HMDCC é um hospital geral de retaguarda para urgência e emergência em especialidades clínicas, cirúrgicas e AVC. Em sua capacidade plena será referência para atendimento de alta complexidade na Rede SUS-BH e do Estado nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.

Exames de imagem
O HMDCC conta com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade. A oferta de exames de imagens para pacientes

externos é regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH). Em sua capacidade plena, serão realizados mensalmente 27.822 procedimentos incluindo exames sob sedação e biópsias guiadas por imagem.

Estrutura de atendimento
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro ocupa uma área construída de 46.000 m², com 13 andares e um heliponto. Em sua capacidade plena
terá 451 leitos, sendo 80 de CTI, 16 salas de cirurgias, capacidade para 2200 internações mês, sendo que 1500 delas serão cirúrgicas.

Características HMDCC:

  • 451 leitos
  • 16 salas de cirurgias
  • Ambulatório de egressos: 5 consultórios e uma sala de gesso
  • Capacidade para 20 mil atendimentos por mês
  • 2200 internações/mês
  • 1500 cirurgias/mês
  • 3400 consultas de pré e pós-operatório/mês
  • 27822 exames de diagnóstico/mês
  • Hemodinâmica com foco em procedimentos neurológicos e vasculares periféricos
  • 100% das enfermarias com dois leitos
  • 100% dos leitos de CTI em boxe individual
  • 1400 profissionais de saúde do HMDCC e 600 profissionais de atividades de apoio – do parceiro privado
  • Equipe multiprofissional