(Foto: Olavo Maneira)
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) funciona atualmente com 260 leitos. A previsão é de que em dezembro o Hospital atinja 100% de sua capacidade.
São 100 de clínica médica, 40 leitos de CTI, 80 leitos cirúrgicos, 15 leitos de AVC, 15 de Hospital Dia, 10 leitos de Decisão Clínica, além de seis salas de cirurgia.
Em seu funcionamento pleno, o Hospital realizará mensalmente cerca de 20 mil atendimentos, 2.200 internações, sendo 1.500 delas cirúrgicas, 3.400 consultas de pré e pós-operatório e 27.822 exames.
O Hospital conta ainda com uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade como tomografia, biópsia guiada por imagem, endoscopia, colonoscopia, gastrostomia, CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica), ecocardiografia, raio X e ultrassonografia.
Perfil de atendimento
O HMDCC é um hospital geral de retaguarda para urgência e emergência em especialidades clínicas, cirúrgicas e AVC e será referência para atendimento de alta complexidade na Rede SUS-BH e do Estado nas seguintes especialidades: clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, neurologia e urologia.
O Hospital oferece atenção em urgência e emergência clínica e cirúrgica de forma referenciada e regulada pela Central de Internação, sendo referência para o trauma de média complexidade e para o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A oferta de exames de imagens para pacientes externos é regulada pela Central de Marcação de Consultas e Exames da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH).