Na última sexta-feira, 16 de dezembro, aconteceu o ‘Seminário de Avaliação 2022 – Afeto e sustentabilidade: o hospital que queremos’.
No encontro que reuniu diretoria, lideranças e profissionais do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foram apresentados, na parte da manhã, os resultados globais da instituição (relembre os objetivos estratégicos) e os resultados alcançados pelas 12 Unidades Gestoras.
A abertura do evento foi conduzida pelo diretor executivo, Danilo Borges Matias, que destacou as conquistas, a qualidade do trabalho da equipe HMDCC e falou sobre o tema do Seminário. “Nossas ações devem ser pautadas em acolhimento e em compaixão. Somos profissionais da saúde, atuando em hospital que é um ambiente complexo, mas a forma de interagirmos pode ser leve”, observou.
O ano de 2022 começou com o grande número de internações por Covid-19, desafiando novamente as equipes de saúde. Para o diretor executivo do HMDCC, a máscara, símbolo da pandemia, também proporcionou aprendizados. “Os sorrisos se esconderam e nos mostraram que é interessante falar menos, ouvir mais e observar atentamente o outro”, disse.
Danilo Borges Matias agradeceu a receptividade da equipe na sua chegada, em julho de 2022, e relatou que é visível o foco na excelência desse gigante que é o HMDCC. Além disso, apresentou os resultados alcançados no ano e o que já foi realizado desde a sua chegada à diretoria executiva.
O Seminário contou ainda com a participação da diretoria da Opy Health, de representantes do Núcleo de PPP da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) e da subsecretária de atenção à saúde, Taciana Malheiros.
“É uma alegria estar aqui hoje com vocês e digo que me chamou a atenção o tema escolhido para esse Seminário. É uma forma diferente que vocês têm de fazer hospital, não só entre muros. Vocês conseguem transmitir e trazer alegria para o dia a dia. Como é bacana ver o que é construído aqui. Esse hospital 100% SUS é um orgulho para BH. Na nossa cidade temos essa característica de um SUS forte e competente. Parabéns e obrigada pela oportunidade de estar aqui”, afirmou
Ainda na parte da manhã, o público presente teve uma surpresa com a participação da dupla de artistas do Instituto Hahaha que invadiu o auditório e arrancou muitas risadas da plateia.
Na sequência, as assessorias de diretoria, apresentaram os resultados das Unidades Gestoras (UGs).
E venha 2023!
Após o intervalo do almoço, as equipes retornaram para uma oficina para conversar sobre os projetos prioritários de 2023 e pensar ações para o próximo ano.
Serão trabalhados 5 objetivos estratégicos que foram apresentados para a equipe em forma de tangram, um quebra-cabeças geométrico chinês formado por sete peças que permite a montagem de mais de 5 mil figuras.
Sustentabilidade
O tema da sustentabilidade foi abordado em uma palestra da subsecretária de orçamentos, gestão e finanças da SMSA-BH, Fernanda Girão, que falou sobre os desafios da gestão de recursos escassos em um SUS que é universal. “Temos que administrar na escassez garantindo eficiência”, destacou.
Girão compartilhou com a plateia projetos bem-sucedidos da Secretaria Municipal de Saúde de BH na perspectiva da sustentabilidade e falou sobre a importância da comunicação verdadeira e da confiança mútua para a gestão estratégica. “Para o sucesso de uma instituição a colaboração deve estar sempre presente, há que se trabalhar em equipe e com respeito entre os membros. Assim, é possível alcançar melhorias nos processos, monitorar os resultados para ter ciência dos gargalos e comemorar as conquistas”, finalizou.
No encerramento, tivemos a apresentação do Show Medicina, um grupo de teatro da Faculdade de Medicina da UFMG, que recebeu os aplausos da equipe HMDCC.