A última semana foi de celebração no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC). Sete anos de história recheada de afeto, qualidade, segurança, eficiência e bons números!
São mais de 83 mil internações, 38 mil cirurgias, 552 mil exames de imagem, 3.691 vagas de estágio oferecidas e 353 de residência, mais de 12 mil atendimentos COVID-19 e 4,5 milhões de exames laboratoriais.
Números grandiosos que traduzem o trabalho de uma equipe de mais de 2.300 profissionais comprometida com o cuidado humanizado.
As comemorações iniciaram-se em 12 de dezembro, data do aniversário da nossa querida BH e, também, do HMDCC.
Uma ocupação visual com mais de 280 cartazes relembrou a trajetória desse gigante do SUS-BH destacando projetos, histórias de pacientes, de profissionais, os desafios e conquistas desses 7 anos.
“Como foi emocionante ver essa retrospectiva! Ao chegar para o trabalho e me deparar com esse mural recheado de tantos momentos importantes e marcantes, foi impactante e me fez refletir e relembrar a trajetória desafiadora, surpreendente e muito bem-sucedida desse gigante. Esse mural conseguiu reunir e sintetizar um pouco da participação de cada um nesse processo, o envolvimento de todos, em prol de um único objetivo que é o paciente”, afirma a enfermeira Kênia Borges, do SESMT.
Diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias diz que ao “analisar a exitosa trajetória desse belíssimo hospital, lindamente sintetizada nas fotos e frases desta homenagem pelo seu sétimo aniversário, concluímos que a entrega do HMDCC para Belo Horizonte significou um marco para o SUS. Percebe-se claramente que ocorreu uma situação positiva de “antes e depois” do HMDCC para a nossa rede”.
Parabéns para você
Como lembrança de aniversário, cada pessoa da equipe HMDCC recebeu uma caixa de doces em agradecimento à trajetória percorrida na instituição. “Achei super delicado, caprichoso e de bom gosto. Fiquei super feliz”, comenta a enfermeira Andresa Lage, do Centro de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (CEVISSP).
Foram distribuídos mais de 6 mil doces artesanais, produzidos por uma confeiteira do Barreiro, para os profissionais da instituição.
Visita especial
De presente, os funcionários ganharam um ambiente de convivência, lazer e bem-estar.
Quem veio entregar simbolicamente o novo espaço para a equipe foi a secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro, que destacou a importância de pensar no bem-estar do trabalhador da saúde e parabenizou a instituição pela iniciativa. “O que faz a avaliação deste hospital ser tão boa são as pessoas. É o trabalho de excelência que vocês desenvolvem que faz a diferença na vida dos usuários do SUS”, afirmou.
Com 221m², o espaço conta com área de descanso, salão de jogos e estúdio para atividades físicas.
Diretor regional Sudeste da Opy Health, Alan Brener, diz que o novo espaço tem o objetivo de trazer mais conforto à comunidade de trabalhadores do hospital, adequando o local existente às necessidades dos usuários.
A secretária municipal de saúde também participou da entrega de um painel artístico, de autoria da artista visual Carolina Perillo, localizado na recepção de visitantes. O hall social foi reformulado pelo parceiro privado, a Opy Health, como um presente para o HMDCC.
“Mais que um trabalho de manutenção, foram feitas melhorias estéticas para transformar o acolhimento visual, como, por exemplo, a inclusão de um painel artístico. Tudo isso para receber de braços abertos pacientes e acompanhantes que chegam por essa recepção”, declara Alan Brener.
O diretor executivo do HMDCC, Danilo Borges Matias, reforça que, toda jornada, por mais longa que seja, sempre começa com um passo. “Todas as fases desde a concepção do hospital até os dias de hoje tiveram a sua relevância e são dignas de respeito. Parabéns a todos os trabalhadores e trabalhadoras desse gigante, do qual muito me orgulha fazer parte!”, conclui.