A celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi com roda de conversa com pacientes da clínica médica e clínica cirúrgica e aconteceu no Espaço de Convivência da instituição, ao ar livre.
“O humor da gente até muda!”, comentou a paciente Rosa Garcia ao chegar para o evento.
A enfermeira Daniela Mascarenhas, do Núcleo de Segurança do Paciente, conduziu o bate-papo e apresentou as sete metas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde para cerca de 60 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, que aprenderam sobre a importância da pulseira de identificação do paciente, que ouviram sobre a necessidade de interagir com os profissionais de saúde e perguntar sobre as medicações que estão sendo administradas pela equipe e informar sobre alergias a medicamentos e materiais.
O público presente também conversou sobre a prática fundamental da higienização das mãos para evitar infecções relacionadas à assistência e foi informado que durante a assistência, existem cinco momentos obrigatório para higienizar as mãos: antes e depois de tocar o paciente, antes de realizar procedimento limpo/asséptico, após contato com fluidos corporais e após tocar superfícies próximas ao paciente. E mais do que receber essa informação, conscientizou-se de que o paciente pode (e deve) pedir ao profissional que higienize as suas mãos.
A prevenção de quedas também foi um assunto abordado juntamente com a cirurgia segura e a comunicação efetiva. Todos eles sustentados na premissa de que o diálogo entre paciente e profissional de saúde é fundamental para a segurança assistencial.
Outra meta de segurança do paciente é a lesão por pressão, conhecida popularmente como ferida. Ela é resultante da pressão prolongada sobre a pele e pode ser evitada. No HMDCC, as equipes são orientadas a mudar o paciente de posição no leito de duas em duas horas.
Acadêmica de enfermagem do Centro Universitário Una Betim, Tainara Carolina Martins, participou da ação e conta que ficou encantada com a iniciativa.
“O encontro dos usuários do hospital foi, sem dúvida, um evento que encheu meus olhos, pois além de o Célio de Castro ser um hospital do SUS que funciona, ele conta com a opinião do seu usuário para melhoria do serviço. Acredito que isso seja seu diferencial, ter a gestão ali envolvida e pronta para escutar a demanda mostra que o sucesso vem da participação de todos! Como acadêmica, me sinto privilegiada de fazer parte de um hospital onde eu posso ver as coisas acontecerem, de forma 100% eficiente e, claro, a cada dia buscando, ainda assim, se superara ainda mais.”, relata.
Os pacientes também gostaram:
“Meus olhos para equipe desse hospital são de encantamento. Já estive aqui como cuidadora e, agora, como paciente. Fico emocionada com a forma cordial e afetuosa como fui cuidada.”, declarou Rosa Garcia.
Muitos dos participantes sugeriram que a iniciativa se tornasse um projeto periódico do HMDCC e a ideia vai entrar para os planos.