Mãe de Eduardo Mendes, engenheiro clínico do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), a psicóloga Teresinha Mendes, de 91 anos, sentiu vontade de expressar sua gratidão aos profissionais da saúde que, nas palavras dela, “divinamente trabalham para salvar vidas”.

A forma que ela encontrou em demonstrar respeito, admiração e gratidão pela equipe do HMDCC foi através da música, uma paixão que a acompanha desde a infância. Dona Teresinha acredita que a música pode ajudar as pessoas a terem “uma alma mais iluminada”.

Junto com a violinista Adriana Costa, oferece sete composições aos profissionais do hospital. “É para todos vocês, desde aqueles que abrem os portões aos que são os últimos a dormir: pela dignidade com que abraçam a profissão, pela bravura e coragem na luta contra o coronavírus e por salvarem vidas”, diz.

O desejo de Dona Teresinha é o de que, “na simplicidade da nossa música, eu gostaria que vocês pudessem, quem sabe, sentir um relaxamento”:

Eduardo Mendes conta que, no contexto da pandemia de COVID-19, a mãe o procurou com o desejo de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da saúde que tanto têm se dedicado. “Ela queria homenagear esses profissionais e, se possível, que a música chegasse também aos pacientes”, conta.

Para concretizar esse gesto de delicadeza, Dona Teresinha convidou a amiga, Adriana Costa, violinista profissional, e contou com o apoio do neto Marcelo Vieira Mendes que filmou e editou as imagens.

O cachorrinho da família, Tof, não quis ficar de fora da homenagem e sorrateiramente entrou em cena, imagem escolhida para o encerramento do vídeo.

FICHA TÉCNICA:
Teresinha Mendes: piano
Adriana Costa: violino
Marcelo Vieira Mendes: imagens, edição e som

MÚSICAS:
Fascinação – D. Marchetti A. Louzada
Berceuse – Johannes Brahms
Valsa do Imperador – Johann Strauss
Liebestraum – Franz Liszt
Intermezzo – Pietro Mascagni
Cielito Linto – Q. Mendoza Y Cortes
Barcarolle – Jaques Offenbach