Equipe da Unidade de AVC lança ‘Falando Sobre AVC’, projeto para acompanhantes, pacientes e equipe do Hospital (Foto: Olavo Maneira)

Neste mês, a equipe multiprofissional do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) vai colocar em prática um projeto que nasceu de um propósito comum da equipe da Unidade de AVC. “Antes de ter esse nome, o projeto Falando Sobre AVC já era um desejo de todos os profissionais da equipe multi: realizar um treinamento para os pacientes e para os cuidadores para falar sobre a doença, sobre autocuidado, sobre reabilitação e funcionalidade”, relata a doutora em neurociências pela UFMG e fonoaudióloga do HMDCC, Aline Mansueto Mourão.

O objetivo do Falando Sobre AVC é capacitar os acompanhantes no processo de reabilitação e no cuidado dos pacientes. “Acreditamos que o conhecimento compartilhado e a educação permanente auxiliam no processo de reabilitação, mas conseguem ir além disso, na prevenção da doença”, afirma a fonoaudióloga.

Aline Mansueto Mourão explica que o AVC é a principal causa de incapacidade no mundo e, portanto, gera uma sobrecarga socioeconômica muito importante para a saúde pública. “Se um acompanhante entender os fatores de risco, prevenção e os processos de reabilitação, acreditamos que serão pessoas com habilidade tanto para auxiliar a assistência quanto para a otimização dos serviços”, observa.

Para a fonoaudióloga, os acompanhantes e cuidadores podem apoiar as equipes de saúde no processo de reabilitação e na potencialização do tratamento, executando os treinamentos definidos pelos profissionais e, portanto, viabilizando ao paciente mais independência e funcionalidade. “Isso sem contar que aprendendo sobre o AVC, os acompanhantes se tornam multiplicadores do conhecimento em suas comunidades”, acredita.


Thalita Mendonça, Ana Lúcia, Alice Nogueira, Simone França, Aline Mansueto Mourão e Sabrina Ferraz (Foto: Olavo Maneira)

Time forte e unido
À frente desse projeto estão, além de Aline, outras nove mulheres: as psicólogas Thalita Mendonça e Daniela Carvalho, a terapeuta ocupacional, Simone França, as fisioterapeutas Sabrina Ferraz e Déborah Stuart, a nutricionista Alice Nogueira e as assistentes sociais Ana Lúcia Silva, Cláudia Amaral e Maria Inez Santos. Esse time também conta com o apoio das equipes médica e de enfermagem da Unidade de AVC.

O projeto Falando sobre AVC tem o aval da responsável técnica da Neurologia do HMDCC, a médica Bárbara Arduini, e o reconhecimento da diretora assistencial, de ensino e pesquisa, Yara Ribeiro, que parabeniza o grupo pela iniciativa. “Este é um projeto de muito valor para o paciente com AVC e seus familiares, pois através dele as dúvidas mais comuns poderão ser debatidas não só pela equipe assistencial, mas também pelos demais familiares presentes. Esta troca de informação potencializa em muito a capacidade de cuidado dos familiares, dando mais segurança no momento da alta”, avalia Yara.

Estreia
O próximo passo é esse time entrar em campo. A data ainda não está definida, mas a estreia do Falando Sobre AVC acontecerá ainda neste mês. “O treinamento ocorrerá uma vez na semana, toda quarta-feira, às 10h, na Sala de Espera do Térreo”, informa Aline. O encontro é aberto a pacientes, acompanhantes, cuidadores e equipe do HMDCC.

A gente percebe que os acompanhantes se angustiam com medo da incapacitação, da falta de autonomia e dependência dos pacientes. “O que nós queremos é mostrar a eles que esse paciente pode melhorar se fizer os exercícios diariamente”, pontua Aline.