Projeto apresentado no encerramento do programa inclui a elaboração do Plano Estratégico para o hospital e o Manual de Política de Recursos Humanos. Gestão compartilhada, diálogo e transparência vão nortear a implementação dessas ações  

Com o objetivo de qualificar 35 gestores de cinco hospitais públicos da capital mineira, a Fundação Dom Cabral em parceria com a Johnson & Johnson Medical Devices Companies elaborou o Programa de Desenvolvimento de Gestores de Hospitais Públicos de Belo Horizonte. Iniciado em setembro de 2016, o encerramento da primeira turma desse projeto piloto aconteceu nesta quarta-feira, 31 de maio.

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi um dos indicados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para integrar o programa que utilizou metodologias inovadoras para identificar as principais necessidades dos hospitais selecionados com o propósito de promover melhorias nos resultados de cada instituição.

Além de identificar essas necessidades e qualificar a equipe gestora das unidades de saúde participantes, o projeto se propõe ainda a apoiar os hospitais na implementação das novas ferramentas de trabalho através de uma monitoria capaz de avaliar os resultados e as melhorias oriundas das ações propostas.

No encerramento do curso, que contou com a presença da atual diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, gestores dos cinco hospitais apresentaram o trabalho de conclusão de curso. Os resultados das propostas serão acompanhados durante os próximos seis meses através de indicadores previamente definidos.

Diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo participou da cerimônia de encerramento do curso (FOTO: Paulo Márcio / Divulgação)

Junto com o HMDCC, os hospitais Sofia Feldman, Evangélico, São Francisco e Odilon Behrens também integraram esse programa de desenvolvimento.

A equipe do HMDCC apresentou a proposta intitulada ‘Elaboração do Planejamento Estratégico e do Manual de Política de Recursos Humanos do HMDCC’ que contempla o desenvolvimento e implementação do Planejamento Estratégico, a elaboração do Plano de Metas e Indicadores de Desempenho, o monitoramento de indicadores pelo Balance Scorecard (BSC, na sigla em inglês) e elaboração do Manual de RH.

Agora, o desafio da equipe gestora é colocar em prática, dentro de pouco mais de 180 dias, o que foi definido na teoria. “Somos um hospital novo, com formatação única, e tivemos a oportunidade de elaborar nosso Plano Estratégico com uma condução qualificada na estruturação desse material”, salienta Lucia Inês Penna Trivellato, gerente de Avaliação, Planejamento e Monitoramento do HMDCC.

Além dela, representando o HMDCC, participaram do curso, Flávio Márcio Leopoldino Duffles, ex-diretor executivo do HMDCC, Carolina Araújo Moreira, José Renan da Cunha Melo, Lucinéia Carvalhais, Marcela Cosenza Prado, Mauro Heleno Ladeira de Oliveira e Miriam Luce Campanha. “Envolver-me nesse projeto contribuiu para aprimorar o conhecimento de gestão nos aspectos de processos, pessoas e custos. Fez a gente pensar fora da caixa e valorizar a gestão compartilhada para a construção das nossas estratégias”, afirma a coordenadora geral de enfermagem do HMDCC, Carolina Araújo Moreira.