Nesta terça-feira, 5 de setembro, as lideranças do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) reuniram-se para conhecer o novo diretor assistencial, ensino e pesquisa, Bruno de Freitas Belezia, e se despedir de Cleinis Mafra Júnior, que retorna à diretoria técnica do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB).

A diretora executiva, Cristina Peixoto deu as boas-vindas à equipe e contextualizou a mudança. “A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) está desenvolvendo o projeto ‘Saúde em Rede’ com a ideia de integrar todos os serviços de saúde do município com escuta ativa e participação dos profissionais de todas as instituições que fazem parte dessa rede, desde a saúde básica até a atenção hospitalar. A partir de agora, tanto o HMDCC quanto o HOB fazem parte do colegiado ampliado da SMSA-BH para discussão dos assuntos da saúde de BH e o papel que nos cabe na cidade. Os hospitais estarão muito próximos e, portanto, a ida do Cleinis para o HOB não o distancia do HMDCC”, falou.

Cristina Peixoto ressaltou o compromisso do antigo diretor do HMDCC com o SUS e afirmou que, não importa onde ele estiver, assumirá um papel de protagonista em prol da assistência de qualidade.

Cleinis Mafra Júnior agradeceu as palavras e destacou ter sido um privilégio trabalhar com a equipe HMDCC que o acolheu tão bem. “Estou voltando para o Hospital Odilon Behrens, mas com uma bagagem maior. Eu aprendi muito com vocês, não tenham dúvidas! Este hospital tem uma cultura organizacional diferente de todos os outros que eu já trabalhei, e foram vários”, destacou.

Em seguida, o novo diretor assistencial, ensino e pesquisa, Bruno de Freitas Belezia se apresentou para a equipe. “Estou animado para conhecer os projetos e as propostas deste hospital. Quero aprender com vocês e ajudar no que for preciso”, afirmou.

Trajetória profissional
Graduado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em gestão em saúde pública pela Escola de Saúde de Pública de Minas Gerais (ESP-MG), e em endoscopia digestiva alta pelo Hospital das Clínicas da UFMG, Bruno de Freitas Belezia é cirurgião geral com experiência em emergência e cuidado agudo cirúrgico.

Com quase três décadas de dedicação à saúde pública, ingressou na equipe do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HMOB) em 1996. Por 15 anos, atuou na equipe de resgate do SAMU e também integrou o time de profissionais do Hospital Santa Casa BH e do Hospital Unimed Betim.

Entusiasta do ensino, foi preceptor da residência médica em cirurgia geral no HMOB e na Santa Casa de BH, professor de pós-graduação lato sensu na área de emergência e trauma para médicos e enfermeiros na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, tutor do internato de cirurgia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e coordenador médico e instrutor do Prehospital Trauma Life Support Minas Gerais (PHTLS/MG).

No HMOB, onde completou 27 anos de casa, atuou em diferentes funções e diversos projetos, desde o atendimento direto ao paciente até a gerência de atenção cirúrgica do hospital, função que ocupou de 2019 a 2023. Na área de gestão, participou de projetos como segurança do paciente, processo de avaliação de desempenho para fins de progressão profissional, organização e atendimento em situações de catástrofe, farmacovigilância e Comissão de Ética.