A cerimônia de formatura da 3ª Turma do Programa de Residência Médica do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) aconteceu na última sexta-feira, 15 de março, no auditório, com a presença da diretoria e gestores da instituição, além de familiares e convidados dos residentes.

O grau de especialista em clínica médica e cirurgia geral foi conferido a oito residentes, quatro de cada especialidade.

O evento foi marcado pela emoção da conclusão de mais uma etapa na vida dos profissionais que, além do conhecimento teórico, técnico, prático e científico, viveram a cultura dessa instituição que é pautada na humanização, na transdisciplinaridade e, fundamentalmente, centrada no usuário.

O momento também celebrou as conquistas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) do HMDCC, como o amadurecimento do Programa de Residência Médica do hospital que se iniciou em 2020.

A primeira turma de residência médica teve quatro formandos, a terceira oito e, em 2023, o HMDCC contou com a presença de 30 residentes matriculados nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral e medicina intensiva.

Além disso, no ano passado, foi aprovada a oferta de vaga de residência na subespecialidade de infectologia hospitalar, para R4, uma especialidade inédita em Minas Gerais.

Após a abertura da cerimônia, o diretor assistencial, ensino e pesquisa, Bruno Belezia deus as boas-vindas ao público presente deixando uma mensagem importante: “lembrem-se que vocês são os defensores dos seus pacientes na hora que eles mais precisam e estão indefesos.”

Na sequência, a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) e integrante da equipe médica da linha de cuidado ao paciente crítico, Carolina von Sucro falou aos residentes: “vocês não apenas adquiriram habilidades clínicas excepcionais, mas também aprenderam a ouvir, a confortar e a inspirar confiança nos pacientes e suas famílias. Estamos todos muito orgulhosos de vocês”.

Orador da 3ª turma do Programa de Residência Médica do HMDCC, Gabriel Leão Fróes destacou a passagem dos residentes ao hospital. “O HMDCC representa para nós não só um local físico, mas um modo de trabalho que envolv dignidade, respeito, trabalho em equipe e confiança. Esperamos levar tais valores para nossa caminhada médica. E aos recém-chegados, desejamos sorte e sucesso, pois essa é uma casa de inúmeras oportunidades.”, proferiu.

A diretora executiva do HMDCC, Cristina Peixoto, encerrou o início da abertura do evento com um pedido. “Que sempre tenham tempo para o paciente de vocês, para cada paciente de vocês. O que ele precisa é tempo, é atenção, é interesse, é escuta. Esse momento pode definir a vida de alguém. Então sempre tenham tempo para quem é o sujeito das nossas ações e decisões.”, disse.

Homenagens
Foram homenageados os preceptores Pedro Ledic Assaf, da clínica médica, e Luís Fernando Resende Marques, da cirurgia geral.