Presidente do Conselho Local de Saúde do HMDCC, Reginaldo Silva, vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves, diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, e Gerente de Saúde do Barreiro, Silvana Leite

Aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Com o tema “SUS nenhum direito a menos”, a abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, Jackson Machado, que reafirmou o compromisso de ampliação dos leitos do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), previsto para estar em pleno funcionamento a partir de março de 2018.

No sábado, 10, a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo participou da plenária final ao lado do Presidente do Conselho Local de Saúde do HMDCC, Reginaldo Silva, da Gerente de Saúde do Barreiro, Silvana Leite, e do vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves. “O HMDCC foi motivo de discussão e construção de propostas. As propostas aprovadas defendem a ativação do hospital em 100% e de forma sustentável, com funcionamento em rede e que o hospital pratique atividades de ensino”, afirma Maria do Carmo.

Para ela, as conferências de saúde são um importante instrumento de escuta para os gestores do SUS em relação ao que pensam e trazem de propostas os dois demais segmentos – trabalhadores e usuários – para o Plano Municipal de Saúde do próximo quadriênio.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), durante os três dias da conferência, 1.500 participantes – representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e gestores do SUS– discutiram as demandas de saúde para BH que vão integrar o Plano Municipal de Saúde 2018-2021. O documento será entregue ao prefeito Alexandre Kalil para compor o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Ainda segundo o CMS, as conferências locais e conferências distritais de saúde que prepararam a municipal contaram com mais de 8 mil pessoas.

A próxima reunião do Conselho de Saúde Local do HMDCC é na quarta-feira às 9h e é aberta ao público.