Apesar das histórias únicas, das especificidades de cada um e de modelos diferentes de acesso ao atendimento, os hospitais Metropolitano Dr. Célio de Castro, Risoleta Tolentino Neves, Odilon Behrens e HC UFMG têm muito em comum: são 100% SUS, compartilham o valor de serem usuário centrado, atuam com foco na eficiência da gestão e no alto nível de qualidade da assistência prestada aos pacientes.
Com tantas semelhanças e desejos compartilhados, iniciaram em 2019 uma rede de apoio para construção coletiva de soluções para desafios comuns da assistência hospitalar. O primeiro encontro de gestores dos quatro hospitais foi realizado em junho, no Hospital Risoleta Tolentino Neves, para a construção da agenda de trabalho.
Essa rede de apoio tem como objetivo abordar diferentes temáticas a cada encontro promovendo o compartilhamento de experiências e boas práticas para ganhar em assertividade, agilidade na solução dos problemas, eficiência na gestão e melhoria no cuidado.
Neste mês, no dia 13 de agosto, o HMDCC sediou a discussão do primeiro tema, Gestão de Pessoas. O encontro, que reuniu representantes da gestão superior e intermediária, foi preparado ao longo de dois meses em que foram realizados diagnósticos dos quatro hospitais para levantar os pontos fundamentais para a discussão. “A própria preparação desse encontro já foi um momento muito rico no qual identificamos os pontos críticos que são comuns aos quatro hospitais e elaboramos um diagnóstico comparativo considerando os diferentes tipos de vínculos de trabalho”, explica a gerente de RH do HMDCC, Maria Inez Ribeiro.
Como resultado do encontro, além do fortalecimento do vínculo para a promoção do diálogo permanente entre as equipes de Recursos Humanos dos quatro hospitais, alguns encaminhamentos foram definidos como, por exemplo, as estratégias para a garantia de provimento de pessoal nas escalas de plantão que englobam desde o processo seletivo até alternativas de contratação, respeitando os regulamentos de cada hospital.
Para a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo, essa rede é um instrumento importante que vem para aprimorar a eficiência da gestão hospitalar. “Outros temas que já estão na pauta dos próximos encontros são Gestão de Custos, Gestão de Compras, e Compliance. Podemos, por exemplo, pensar formas de realizar processos de compras comuns para garantir melhores preços e redução de custos”, afirma.
“É muito bom se sentir parte de uma rede, saber que os problemas muitas vezes são os mesmos, que podemos nos apoiar e encontrar soluções em conjunto. Foi muito positivo discutir o papel estratégico que o RH tem dentro das instituições, da necessidade de avançar para um modelo de descentralização de gestão de pessoas. Além disso, achei muito rica a troca de informações sobre a atuação do RH de cada um dos Hospitais, considerando a formação institucional e jurídica de cada um”, afirma a Coordenadora de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Flávia Campos.
Os encontros acontecerão uma vez ao mês com revezamento do público participante de acordo com a pauta, e do Hospital que sediará a reunião de trabalho.