Em mais uma etapa de desenvolvimento das lideranças do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), foi iniciada nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma pós-graduação para 58 profissionais da instituição.
A pós-graduação em gestão e governança clínica em saúde baseada na metodologia DRG, qualidade e gestão de riscos para entrega de valor é ministrada pela Faculdade Unimed e financiada pelo programa Valora Minas, do governo do estado.
Coordenadora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Hospital Célio de Castro, Flávia Campos explica que o objetivo do programa é implementar e fortalecer a ferramenta DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionados) nos hospitais de Minas Gerais.
“Tivemos uma verba destinada à capacitação da própria equipe do DRG do nosso hospital e para ações de educação permanente para a disseminação do conhecimento sobre a ferramenta. Como o Valora Minas sugere uma capacitação transversal, o Hospital Célio de Castro investiu na formação da equipe do DRG, na capilarização do conceito e utilização da ferramenta em toda a instituição e em uma pós-graduação para o grupo de lideranças, por entender a necessidade do desenvolvimento desse grupo pautado da análise crítica dos dados para a gestão”, afirma Flávia Campos.
Compõe a turma da especialização profissionais que ocupam funções de gerência, coordenação, assessoria, referência técnica e horizontal, analistas técnicos, além da diretoria do HMDCC.
“O time foi montado pensando na possibilidade de construções coletivas em busca da transdisciplinaridade. É um grupo bem diversificado considerando categorias, setores e lideranças. A turma conta com grande parte do grupo de gestores do HMDCC, mas também com alguns profissionais convidados a participar”, completa.
Trata-se de uma nova oportunidade de desenvolvimento e qualificação considerando a importância de fomentar melhorias nos processos, valorizar a ferramenta DRG e a sua potência para a gestão dos dados. “Esse curso também promoverá trocas entre setores e a aproximação de profissionais dentro de temas estratégicos para a instituição”, acredita.
Aula inaugural
Na abertura da pós-graduação, a diretora executiva Cristina Peixoto reforçou que o curso foi desenhado de acordo com as necessidades do hospital. “Sabemos dos desafios, são 15 meses de dedicação e estudo, mas o resultado será o aprendizado e o crescimento da equipe gestora e demais participantes que serão multiplicadores das várias oportunidades de melhoria que teremos daqui para frente”, declarou.
O início da pós-graduação contou também com a presença da coordenadora técnica da pós-graduação, Andréa Marília Pinheiro Pinto, da gerente de educação e comunicação da Faculdade Unimed, Natália Chaves Krohling, e do diretor de relacionamento com o mercado, Breno Duarte, do IAG Saúde.