“Não têm sido dias fáceis, é difícil olhar-nos no espelho e ver as marcas que os EPIs deixam em nosso rosto. Com isso, lembramos das marcas que a situação tem deixado em nossa alma. Nos conforta ver que não estamos sozinhos. Obrigada Hospital por acreditar em nós e estar ao nosso lado nesse momento”.

O depoimento é da técnica de enfermagem, Lorenna Grazielle Cardoso Alves, que atua como profissional na ala de terapia intensiva dedicada aos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19 do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) e se refere às ações do projeto ‘Nossa força é você’, lançado em abril.

Lorenna Grazielle Cardoso Alves , técnica de enfermagem

Estruturado em quatro eixos (escuta e apoio especializado, alimentação, comunicação e espiritualidade), o projeto tem como objetivo promover o bem-estar e cuidar da saúde mental dos trabalhadores que estão na linha de frente ao enfrentamento da COVID-19.  “Trata-se de acolher e apoiar as pessoas e lidar com as apreensões, inseguranças e outros sentimentos que podem afetar a equipe da assistência direta a esses pacientes”, afirma a diretora executiva, Maria do Carmo.

Ações
No eixo escuta e apoio especializado, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro passou a oferecer atendimento psicológico para seus trabalhadores. São 19 psicólogos voluntários que foram cadastrados na Gerência de Recursos Humanos para prestar apoio através de consultas online aos profissionais que necessitam de suporte emocional para lidar com o estresse, o medo e a insegurança nesse momento de pandemia.

Entre as ações de comunicação estão a instalação de murais de recados em que os colegas dos profissionais que estão no atendimento a pacientes suspeitos de COVID-19, em alas isoladas do Hospital, enviam mensagens de apoio e carinho. Os trabalhadores também foram surpreendidos com mensagens que foram adesivadas nos espelhos dos banheiros e vestiários para homenageá-los. “São gestos que nos dão motivação e força para continuar. A gente percebe que as pessoas estão olhando pra gente com atenção”, afirma o técnico de enfermagem, Renan Afonso Dias.

No eixo alimentação, tem uma equipe dedicada em pensar e viabilizar lanches especiais para esses profissionais. Já em espiritualidade, são oferecidos aos profissionais a oportunidade de meditação orientada nas horas de descanso.

Para os pacientes
O projeto ‘Nossa força é você’ contempla ainda os pacientes dos leitos do 7º andar e CTI do 4º andar, alas dedicadas à COVID-19. O Hospital está recebendo doações de materiais terapêuticos para que os usuários possam exercer atividades durante a internação com o acompanhamento da terapia ocupacional.

A paciente Josiane Aparecida Pereira da Silva, 36 anos, que foi internada em leito clínico e já recebeu alta para casa, se sentiu grata e formalizou um elogio à equipe na Ouvidoria. “Quero parabenizar a equipe de enfermagem, a equipe médica, a equipe de psicologia e de terapia ocupacional pelos cuidados recebidos e pelo apoio psicológico que foi muito grande. Recebi caça-palavras e mandalas para colorir – o que foi muito importante para que eu ficasse bem.  Agradeço a todos de coração! Nunca fui tão bem tratada, senti como se eu estivesse sendo cuidada pela família”, disse.

Além disso, os pacientes internados em leitos COVID-19 estão recebendo visitas virtuais dos familiares.