O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi construído por iniciativa de Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a partir da necessidade de ampliação do acesso a serviços hospitalares em Belo Horizonte e região metropolitana.
Foi viabilizado e equipado através de parceria público-privada entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) ONM Health, iniciativa essa regida pela Lei 11.079 de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública.
O HMDCC é finalidade da parceria, não sendo signatário do contrato, e se constitui como um Serviço Social Autônomo de natureza jurídica privada sem fins econômicos, com instituição autorizada por meio da Lei Municipal Nº 10.754, de 19 de setembro de 2014, que estabelece, ainda, as suas diretrizes de gestão.
Para o funcionamento cotidiano do hospital, o HMDCC é responsável pelas atividades assistenciais e a SPE ONM Health realiza serviços de apoio não assistencial e manutenção.
O HMDCC iniciou seu funcionamento em 12 dezembro de 2015 com 47 leitos. A primeira expansão de leitos e serviços ocorreu em setembro de 2016 quando o Hospital atingiu 90 leitos em funcionamento.
Em agosto de 2017, foram abertos mais 100 leitos e, em dezembro, atingiu sua plena capacidade e passou a funcionar com 460 leitos.