Nesta terça-feira, 8 de abril, as 15 Unidades Gestoras (UGs) do Hospital do Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) firmaram compromissos com os objetivos estratégicos da instituição para o ano de 2025.

Estiveram presentes ao evento, diretoria, assessorias, gerências, coordenações, referências técnicas e profissionais que integram os colegiados das UGs.

A diretoria do HMDCC irá se dedicar ao cumprimento de 14 metas e 60 ações vinculadas aos quatro objetivos estratégicos definido para 2025: fortalecer nosso jeito de cuidar, engajar equipes para a acreditação hospitalar, implementar novas práticas de gestão para a experiência profissional e impulsionar a inovação na segurança do paciente.

A cada ano uma imagem é escolhida para simbolizar o Planejamento Estratégico do HMDCC. A ideia da ferramenta é facilitar a disseminação dos objetivos estratégicos para a comunidade hospitalar para que cada ato de cuidado reflita os resultados que precisam ser alcançados. Veja:

Objetivos Estratégicos 2025

A metáfora da colmeia de abelhas é usada para representar o trabalho em equipe, a unidade e a eficiência.

Diretora executiva do Hospital Célio de Castro, Cristina Peixoto abriu o evento ressaltando a trajetória de construção coletiva do Planejamento Estratégico ao longo da história da instituição que tem como valor a gestão participativa.

“Nosso planejamento é construído por várias mãos e reflete o conhecimento e envolvimento de todas as equipes aqui representadas. Sabemos que o planejamento estratégico é um movimento contínuo no hospital que nos move a pensar diferente o cotidiano do trabalho. Um exercício que exige uma análise multiprofissional em busca de melhorias contínuas para o cuidado com nossos pacientes. Nosso objetivo é desenvolver, crescer e amadurecer nosso trabalho para que esse gigante continue a ser referência e exemplo no SUS”.

Na sequência, a assessora de planejamento e gestão, Míriam Campanha apresentou a síntese das metas e ações da diretoria e das unidades gestoras. “As 15 UGs irão trabalhar 62 metas que se desdobram em 260 ações para o ano de 2025”.

Serão três monitoramentos ao longo do ano, nos meses de junho, agosto e novembro. O resultado final será apresentado no Seminário de Avaliação Final 2025 marcado para 4 e 5 de dezembro.

Para finalizar, as lideranças das UGs (ou seus representantes) apresentaram as metas de 2025.