Uma data de luta por igualdade e justiça. Um convite à tomada de consciência da existência do racismo em nossa sociedade e uma oportunidade para construir uma sociedade melhor, com respeito e igualdade.

‘Somamos tudo o que é somos’ é o tema da campanha 2022 do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) no Dia Nacional da Consciência Negra.

Convidamos profissionais da instituição e empresas parceiras para protagonizarem a ação que coloca em evidência a força de trabalho de mulheres e homens negras e negros que, no HMDCC, representam 57,5% da equipe.

SOMOS
Dos 1.614 profissionais do HMDCC, 926* declaram-se negros (preto/pardo) e a maioria é composta por mulheres que, juntas, somam 738 profissionais.

SOMAMOS
“Sou feliz em ser negra e poder participar da campanha, sendo colaboradora do HMDCC. Mesmo vivendo em uma sociedade com tantas desigualdades, racismo e preconceito, que essa data seja de reconhecimento de toda luta diária que a negritude enfrenta e que vivamos em um mundo com mais igualdade e direitos para a cultura afro-brasileira”, deseja a técnica em enfermagem Jacqueline Lessa.

“É muito importante o HMDCC celebrar essa data. A maioria da população brasileira é negra e reconhecer esse fato é fundamental visto que vivemos em uma sociedade estruturalmente racista. Quando o meu ambiente de trabalho fala sobre esse tema sinto que sou reconhecida e valorizada como profissional e mulher negra”, afirma a fisioterapeuta Mariana Duque.

Para ela, a ideia da campanha deste ano, “que mostra diferentes categorias profissionais fazendo o que exercem de melhor” declara a importância da nossa força de trabalho para o sucesso da instituição. “Sabemos que todo ano essa data é celebrada, confesso que não esperava ser convidada e fiquei lisonjeada em participar”, conclui.

Escolha da data
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. É celebrado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura história como símbolo da resistência do povo negro.

*Fonte: Gerência de Recursos Humanos do HMDCC | 8 de novembro de 2022.